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Competência metafórica em português língua não-materna: reestruturação e adequação conceptuais do falante não-nativo
dc.contributor.author | Batoréo, Hanna | |
dc.date.accessioned | 2022-07-18T10:57:25Z | |
dc.date.available | 2022-07-18T10:57:25Z | |
dc.date.issued | 2020-08-25 | |
dc.description | Primeiro ciclo de conferências/ 1st Cycle of Lectures on Cognitive Linguistics: Research and Trends, do Grupo de Pesquisa sobre Linguagem e Pensamento/ Cognição e Linguística – GELP-COLIN, Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal do Maranhão - http://www.gelp-colin.ufc.br/ (em colaboração com VII International Conference on Metaphor in Language and Thought - VII CIMLP). | pt_PT |
dc.description.abstract | No âmbito do enquadramento teórico da Linguística Cognitiva, pretende discutir-se a noção de competência metafórica (Aleshtar & Dowlatabadi 2014: 1895; cf. Batoréo 2015, 2018, 2019), no contexto específico da aquisição e aprendizagem do Português como Língua Não-Materna (PLNM). Na sequência dos estudos desenvolvidos por Gibbs (1994), defende-se que quem aprende uma língua nova deve fazê-lo de um modo conceptualmente adequado, adquirindo consciência metafórica, se o objectivo é comunicar com os outros, usando linguagem figurada, tal como acontece no dia-a-dia dos falantes nativos. Aprender como este processo se desenvolve num idioma diferente da nossa língua materna obriga o falante não-nativo a reestruturar-se conceptualmente (Yu 2007) e garante um processo cognitivamente mais motivado (cf. Boers 2001, Boers et al. 2004, 2007), tendo como objectivo comunicar de um modo figurado na língua não-nativa. No âmbito da Psicolinguística em que se inclui, para além da Compreensão e Produção da Linguagem, a área da Aquisição da mesma, defende-se que a investigação na área não se pode limitar apenas ao estudo restrito dos aspectos estruturais da língua nova, mas deve, antes, abranger a interacção entre as componentes do trinómio Cognição – Linguagem – Cultura. Esta interacção implica incorporação (embodiment), ou seja a conceptualização do mundo que é feita através do nosso corpo, assim como das experiências corporais e actividades efectuadas pelo Homem, mediadas pela cultura em que esta experiência se enquadra, dando, deste modo, origem à incorporação física e cultural. Como as culturas diferem entre si, as emoções e/ ou os valores podem ser conceptualizados em função da localização em partes de corpo distintas (cf. Yu 2003, 2007, 2009; Batoréo 2017a, 2017b, 2018, 2019), obrigando o falante não-nativo a reestruturar-se conceptualmente. Além das competências linguísticas de carácter estrutural estudadas tradicionalmente - tais como a competência fonológica, morfológica, sintáctica ou lexical -, a competência metafórica surge, deste modo, como uma competência indispensável para um desempenho fluente no âmbito do PLNM. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/LIN/03213/2013 | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Batoréo, Hanna (2020b). Competência metafórica em Português Língua Não-Materna: Reestruturação e adequação conceptuais do falante não-nativo. Conferência apresentada on-line a convite, no âmbito do Primeiro ciclo de conferências/ 1st Cycle of Lectures on Cognitive Linguistics: Research and Trends, do Grupo de Pesquisa sobre Linguagem e Pensamento/ Cognição e Linguística – GELP-COLIN, Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal do Maranhão http://www.gelp-colin.ufc.br/ (em colaboração com VII International Conference on Metaphor in Language and Thought - VII CIMLP). Apresentada a 6 de Agosto de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=__h1UcM5EFs. Duração: 2:25:07. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/12050 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation | Linguistics Center - Universidade Nova de Lisboa | |
dc.relation.publisherversion | https://www.youtube.com/watch?v=__h1UcM5EFs. | pt_PT |
dc.subject | Linguística | pt_PT |
dc.subject | Psicolinguística | pt_PT |
dc.subject | Aquisição da linguagem | pt_PT |
dc.subject | Linguagem e Cognição | pt_PT |
dc.subject | Linguística cognitiva | pt_PT |
dc.subject | Competências linguísticas do falante não-nativo | pt_PT |
dc.subject | Competência metafórica | pt_PT |
dc.subject | Português língua não-materna | pt_PT |
dc.title | Competência metafórica em português língua não-materna: reestruturação e adequação conceptuais do falante não-nativo | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Linguistics Center - Universidade Nova de Lisboa | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FLIN%2F03213%2F2013/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal do Maranhão, Brasil | pt_PT |
oaire.citation.title | Primeiro ciclo de conferências/ 1st Cycle of Lectures on Cognitive Linguistics: Research and Trends, do Grupo de Pesquisa sobre Linguagem e Pensamento/ Cognição e Linguística | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Batoréo | |
person.givenName | Hanna | |
person.identifier.ciencia-id | 2814-3DE3-B150 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9302-1609 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57191271541 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
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