Repository logo
 
Publication

Competência metafórica em português língua não-materna: reestruturação e adequação conceptuais do falante não-nativo

dc.contributor.authorBatoréo, Hanna
dc.date.accessioned2022-07-18T10:57:25Z
dc.date.available2022-07-18T10:57:25Z
dc.date.issued2020-08-25
dc.descriptionPrimeiro ciclo de conferências/ 1st Cycle of Lectures on Cognitive Linguistics: Research and Trends, do Grupo de Pesquisa sobre Linguagem e Pensamento/ Cognição e Linguística – GELP-COLIN, Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal do Maranhão - http://www.gelp-colin.ufc.br/ (em colaboração com VII International Conference on Metaphor in Language and Thought - VII CIMLP).pt_PT
dc.description.abstractNo âmbito do enquadramento teórico da Linguística Cognitiva, pretende discutir-se a noção de competência metafórica (Aleshtar & Dowlatabadi 2014: 1895; cf. Batoréo 2015, 2018, 2019), no contexto específico da aquisição e aprendizagem do Português como Língua Não-Materna (PLNM). Na sequência dos estudos desenvolvidos por Gibbs (1994), defende-se que quem aprende uma língua nova deve fazê-lo de um modo conceptualmente adequado, adquirindo consciência metafórica, se o objectivo é comunicar com os outros, usando linguagem figurada, tal como acontece no dia-a-dia dos falantes nativos. Aprender como este processo se desenvolve num idioma diferente da nossa língua materna obriga o falante não-nativo a reestruturar-se conceptualmente (Yu 2007) e garante um processo cognitivamente mais motivado (cf. Boers 2001, Boers et al. 2004, 2007), tendo como objectivo comunicar de um modo figurado na língua não-nativa. No âmbito da Psicolinguística em que se inclui, para além da Compreensão e Produção da Linguagem, a área da Aquisição da mesma, defende-se que a investigação na área não se pode limitar apenas ao estudo restrito dos aspectos estruturais da língua nova, mas deve, antes, abranger a interacção entre as componentes do trinómio Cognição – Linguagem – Cultura. Esta interacção implica incorporação (embodiment), ou seja a conceptualização do mundo que é feita através do nosso corpo, assim como das experiências corporais e actividades efectuadas pelo Homem, mediadas pela cultura em que esta experiência se enquadra, dando, deste modo, origem à incorporação física e cultural. Como as culturas diferem entre si, as emoções e/ ou os valores podem ser conceptualizados em função da localização em partes de corpo distintas (cf. Yu 2003, 2007, 2009; Batoréo 2017a, 2017b, 2018, 2019), obrigando o falante não-nativo a reestruturar-se conceptualmente. Além das competências linguísticas de carácter estrutural estudadas tradicionalmente - tais como a competência fonológica, morfológica, sintáctica ou lexical -, a competência metafórica surge, deste modo, como uma competência indispensável para um desempenho fluente no âmbito do PLNM.pt_PT
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/LIN/03213/2013pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBatoréo, Hanna (2020b). Competência metafórica em Português Língua Não-Materna: Reestruturação e adequação conceptuais do falante não-nativo. Conferência apresentada on-line a convite, no âmbito do Primeiro ciclo de conferências/ 1st Cycle of Lectures on Cognitive Linguistics: Research and Trends, do Grupo de Pesquisa sobre Linguagem e Pensamento/ Cognição e Linguística – GELP-COLIN, Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal do Maranhão http://www.gelp-colin.ufc.br/ (em colaboração com VII International Conference on Metaphor in Language and Thought - VII CIMLP). Apresentada a 6 de Agosto de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=__h1UcM5EFs. Duração: 2:25:07.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12050
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationLinguistics Center - Universidade Nova de Lisboa
dc.relation.publisherversionhttps://www.youtube.com/watch?v=__h1UcM5EFs.pt_PT
dc.subjectLinguísticapt_PT
dc.subjectPsicolinguísticapt_PT
dc.subjectAquisição da linguagempt_PT
dc.subjectLinguagem e Cogniçãopt_PT
dc.subjectLinguística cognitivapt_PT
dc.subjectCompetências linguísticas do falante não-nativopt_PT
dc.subjectCompetência metafóricapt_PT
dc.subjectPortuguês língua não-maternapt_PT
dc.titleCompetência metafórica em português língua não-materna: reestruturação e adequação conceptuais do falante não-nativopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleLinguistics Center - Universidade Nova de Lisboa
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FLIN%2F03213%2F2013/PT
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade Federal do Ceará e Universidade Federal do Maranhão, Brasilpt_PT
oaire.citation.titlePrimeiro ciclo de conferências/ 1st Cycle of Lectures on Cognitive Linguistics: Research and Trends, do Grupo de Pesquisa sobre Linguagem e Pensamento/ Cognição e Linguísticapt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameBatoréo
person.givenNameHanna
person.identifier.ciencia-id2814-3DE3-B150
person.identifier.orcid0000-0001-9302-1609
person.identifier.scopus-author-id57191271541
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationef63eabb-dcf2-45dd-a708-e39a0e39e140
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryef63eabb-dcf2-45dd-a708-e39a0e39e140
relation.isProjectOfPublication3eb72055-7968-43a8-8ac2-5aff7e459558
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3eb72055-7968-43a8-8ac2-5aff7e459558

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ICIGELP - Ceará Brasil 06.08.2020.mp4
Size:
755.24 MB
Format:
Unknown data format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: