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Cursos EFA: alternativas curriculares no Distrito de Lisboa: relato de um currículo em (des) construção

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorSilva, Rogério Simões da
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.date.accessioned2020-02-10T17:40:28Z
dc.date.available2020-02-10T17:40:28Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractApresenta-se resultados da investigação efetuada sobre o currículo dos cursos de Educação e Formação de Adultos, Nível Secundário (EFA NS), encarando-o e/ou questionando-o enquanto construção de alternativa curricular diferenciada, para adultos. A investigação teve como objetivos: a) Analisar criticamente o panorama nacional e internacional ao nível das políticas de EFA; b) Caracterizar as perspetivas de professores face aos conteúdos dos cursos EFA NS, e as suas práticas de gestão curricular dos mesmos; c) Descrever o perfil de formação inicial e contínua dos professores dos cursos EFA NS, bem como as perspetivas desses professores sobre as suas necessidades de formação, e d) Compreender as práticas docentes levadas a cabo pelos professores dos cursos EFA NS e a sua relação com os resultados dos formandos; contextualizando-se no Distrito de Lisboa. O currículo foi analisado enquanto práxis, colocando de parte qualquer definição que o encarasse "estaticamente". A proposta metodológica do estudo consubstanciou-se na utilização do binómio: metodologia quantitativa (inquérito por questionário) e qualitativa (inquérito por questionário/entrevista semiestruturada) a docentes, coordenadores de cursos EFA e diretores de escolas do Distrito de Lisboa. Apresentam-se nesta comunicação resultados preliminares da aplicação dos inquéritos por questionário a professores, que indicam que o currículo em ação, praticado pelos docentes dos cursos EFA, se encontra num “dilema”, entre um design curricular formal/normativo e a reconstrução de um currículo em ação. Os atores consideram que os cursos EFA não são socialmente reconhecidos, apresentando-se ainda como pouco credíveis face à sociedade em geral, embora se creia que representam uma certa forma de “justiça social”. Quanto à formação inicial, os professores consideram não ter desenvolvido as competências necessárias para lecionar adultos/cursos EFA, apresentando necessidades de formação contínua. O currículo, este, é operacionalizado em primeira mão pelo docente adequando-o às especificidades da turma e aos saberes dos alunos, e só depois obedecendo ao currículo normativo imposto. Em suma, concluímos que, embora os cursos EFA sejam vistos como uma boa alternativa curricular, terão de se "transfigurar" para fazer efetivamente jus aos seus objetivos enquanto currículo inclusivo. Para tal, é certo: terá de ser dado mais protagonismo ao professor no seu (re)desenho curricular futuro.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8272-35-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9250
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAFIRSE Portugal / Universidade de Lisboa. Instituto de Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxv-coloquio-2018/atas-2018/pt_PT
dc.subjectEducação e formação de adultospt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectDesenvolvimento curricularpt_PT
dc.subjectFormação docentept_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.titleCursos EFA: alternativas curriculares no Distrito de Lisboa: relato de um currículo em (des) construçãopt_PT
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dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage1559pt_PT
oaire.citation.startPage1547pt_PT
oaire.citation.titleA investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal. Atas do XXV Colóquio da AFIRSE Portugalpt_PT
person.familyNameSeabra
person.givenNameFilipa
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.scopus-author-id57210809988
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
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