Repository logo
 
Publication

Design-based research: desafios nos contextos escolares

dc.contributor.authorMazzardo, Mara Denize
dc.contributor.authorNobre, Ana
dc.contributor.authorMallmann, Elena Maria
dc.contributor.authorMartin-Fernandes, Isabelle
dc.date.accessioned2018-01-11T15:34:24Z
dc.date.available2018-01-11T15:34:24Z
dc.date.issued2016-07
dc.descriptionComunicação apresentada ao 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2016), realizado na Universidade Lusófona do Porto em 2016pt_PT
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivos explicitar a fundamentação teórica da abordagem metodológica do Design-Based Research, destacar as principais características, as vantagens, desvantagens da abordagem para responder aos desafios nos contextos escolares, com destaque para a integração de tecnologias. Apresenta as fases de organização do Design-Based Research e os ciclos iterativos em uma investigação, sobre formação de professores para integrar Recursos Educacionais Abertos nas práticas pedagógicas. Os aspectos pesquisados e as fases da investigação realizadas evidenciam o potencial da DBR para desenvolver pesquisas nos contextos escolares, em colaboração com os participantes sobre a integração de tecnologias e novos recursos educacionais nas práticas pedagógicas.pt_PT
dc.description.abstractThis article aims to explain the theoretical basis of the methodological approach Design-Based Research, to highlight the main features, advantages, disadvantages of the approach trying to answer the challenges in school contexts, highlighting integration technologies. We also present the stages of organization of the Design-Based Research and iterative cycles in an investigation on teacher training to integrate Open Educational Resources in pedagogical practices. The aspects investigated and the research phases performed show the potential of DBR to develop research in the school context, in collaboration with the participants on the integration of technology and new educational resources in pedagogical practices.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6879
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCongresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2016)pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectDesign- based researchpt_PT
dc.subjectOpen Educational Resourcespt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectREA
dc.titleDesign-based research: desafios nos contextos escolarespt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade Lusófona do Porto - Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage965pt_PT
oaire.citation.startPage956pt_PT
oaire.citation.titleAtas CIAIQ 2016pt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameMazzardo
person.familyNameNobre
person.familyNameMallmann
person.givenNameMara Denize
person.givenNameAna
person.givenNameElena Maria
person.identifier.ciencia-idD615-97B1-12BD
person.identifier.orcid0000-0001-8612-1556
person.identifier.orcid0000-0002-9902-1850
person.identifier.orcid0000-0002-7611-3904
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication08775013-f7b4-4381-a543-fb2373a20e6a
relation.isAuthorOfPublicationb32570c5-368f-4257-a73b-c49acf289869
relation.isAuthorOfPublicationd0f97269-042d-45e5-8a05-3ce78b92373d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb32570c5-368f-4257-a73b-c49acf289869

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DBR-desafios nos contextos escolares.pdf
Size:
887.42 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.13 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: