Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
407.24 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Student assessment has become, over the past years, an important and complex issue about higher education pedagogy. This paper aims to present a systematic review of empirical studies (Master and PhD thesis), carried out in Portuguese public universities, focused on the topic of student assessment in higher education, from the year 2010 to 2020. The research methodology followed a qualitative approach, using e PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) model to develop the systematic review. Findings show a trend of change in the assessment practices of students in higher education, whose direction points to an increase of formative assessment centered on students. A strong trend of innovation in assessment practices with the use of technologies also emerges from the studies.
A avaliação dos estudantes no ensino superior tornou-se, ao longo dos últimos anos, uma questão importante e complexa no contexto da pedagogia universitária. Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática de estudos empíricos (dissertações e teses), realizados em universidades públicas portuguesas, centrados na temática da avaliação no ensino superior, no período compreendido entre 2010 a 2020. A metodologia de investigação seguiu uma abordagem qualitativa, utilizando o modelo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) para desenvolver a revisão sistemática. Os resultados do estudo revelam uma tendência a mudança nas práticas de avaliação no contexto do ensino superior, sendo de realçar uma maior ênfase em práticas de avaliação de natureza formativa, centrada nos alunos. Emerge, também, uma forte tendência para o uso de tecnologias no âmbito da inovação das práticas de avaliação.
A avaliação dos estudantes no ensino superior tornou-se, ao longo dos últimos anos, uma questão importante e complexa no contexto da pedagogia universitária. Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática de estudos empíricos (dissertações e teses), realizados em universidades públicas portuguesas, centrados na temática da avaliação no ensino superior, no período compreendido entre 2010 a 2020. A metodologia de investigação seguiu uma abordagem qualitativa, utilizando o modelo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) para desenvolver a revisão sistemática. Os resultados do estudo revelam uma tendência a mudança nas práticas de avaliação no contexto do ensino superior, sendo de realçar uma maior ênfase em práticas de avaliação de natureza formativa, centrada nos alunos. Emerge, também, uma forte tendência para o uso de tecnologias no âmbito da inovação das práticas de avaliação.
Description
Keywords
Student assessment Systematic review Higher education Formative assessment Thesis in Portugal Avaliação dos alunos Ensino superior Avaliação formativa Revisão sistemática Teses em Portugal
Pedagogical Context
Citation
Fernandes, S.; Machado, E.; ABELHA, M. (2023). Student assessment in Higher Education: a review of thesis carried out in Portuguese public universities. Meta: Avaliação, 15 (46), 165-193.
Publisher
Revista Meta: Avaliação