Repository logo
 
Publication

A operacionalização dos planos de estudos das AECs no 1º CEB: um estudo de caso

dc.contributor.authorAbelheira, Isabel
dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.date.accessioned2016-01-25T11:28:31Z
dc.date.available2016-01-25T11:28:31Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO prolongamento do horário de funcionamento das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do programa ‘Escola a Tempo Inteiro’, foi, para a maior parte das famílias, uma medida socialmente relevante. Atualmente, as Atividades de Enriquecimento Curricular encontram-se implementadas e em pleno funcionamento nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, consistindo, na prática, na ocupação dos períodos do dia anteriormente ocupados pelas atividades de tempos livres, passando as crianças a estar quase a totalidade do dia na escola. Foi a partir destas constatações que elaboramos o presente artigo centrado na forma como se encontram operacionalizadas as orientações programáticas do Ministério da Educação nos planos de estudos das Atividades de Enriquecimento Curricular das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico de São João da Madeira. Para tal, apresentamos a análise documental das orientações internas dos agrupamentos de escolas da região em estudo em contraponto com as orientações programáticas centrais. A discussão de resultados será enquadrada teoricamente pelo campo de Supervisão Escolar. Com este artigo procuramos contribuir para o conhecimento da operacionalização do plano de estudos desenvolvidos nas Atividades de Enriquecimento Curricular, a partir do caso do concelho de São João da Madeira, bem como contribuir para o debate em torno dos fatores que condicionam ou facilitam esta operacionalização.pt_PT
dc.description.abstractThe extension of the primary schools timetable, included in the programme “Full Time School”, was, to the majority of the families, a socially relevant measure. Nowadays, the curricular enrichment activities are implemented and fully functioning in primary schools, which consists in filling up periods of the day, previously occupied by leisure time activities, meaning that children spend the majority of the day at school. It was based on these findings that we elaborated this article focused on how the programmatic guidelines from the Ministry of Education are working on study plans in primary schools from São João da Madeira. Therefore, we present the document analysis of the internal guidelines from the School Assemblies being studied in contrast to the central programmatic guidelines. The discussion of the results will be theoretically framed by School Supervision. With this article we intend to contribute to the knowledge of the workability of study plans developed by curricular enrichment activities, taking as example São João da Madeira, as well as to contribute to the debate concerning the factors that condition or facilitate this workability.pt_PT
dc.identifier.citationAbelheira, Isabel; Henriques, Susana - A operacionalização dos planos de estudos das AECs no 1º CEB: um estudo de caso. In Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2012 - "Conferência interncaional...[Em linha]: atas". Coordenação de Rita Cadima et al. [Leiria]: [IPL], 2012. ISBN 978-989-95554-9-5. 10 p.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95554-9-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/4863
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPL. ESECSpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://dl.dropbox.com/u/4602618/IPCE_7junho.pdfpt_PT
dc.subjectAtividades de enriquecimento curricularpt_PT
dc.subjectCurriculopt_PT
dc.subjectOrientações programáticaspt_PT
dc.subjectCurriculum enrichment activitiespt_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.subjectProgrammatic guidelinespt_PT
dc.titleA operacionalização dos planos de estudos das AECs no 1º CEB: um estudo de casopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceESECS – IPLpt_PT
oaire.citation.endPage122pt_PT
oaire.citation.startPage115pt_PT
oaire.citation.titleConferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Livro Ataspt_PT
person.familyNameHenriques
person.givenNameSusana
person.identifier1730761
person.identifier.ciencia-id6411-F538-EA4A
person.identifier.orcid0000-0002-7506-1401
person.identifier.scopus-author-id54420026300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2012_IPCE-AECs 1ºCEB.pdf
Size:
173.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: