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Competências digitais na área da segurança digital: percepção dos docentes do ensino superior à distância do Brasil

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
dc.contributor.advisorMorgado, Lina
dc.contributor.authorPimentel, Luciana Robaina
dc.date.accessioned2024-10-30T16:23:56Z
dc.date.available2024-10-30T16:23:56Z
dc.date.issued2024-09-25
dc.date.submitted2024-11-30
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar a percepção de docentes do ensino superior à distância do Brasil em relação às competências digitais da área da segurança digital estabelecidas no DigComp 2.2. A utilização imersiva das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), e as transformações que a sociedade vem atravessando nos últimos anos requerem, em especial dos docentes, um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), que são denominadas competências digitais (CD). As CD são essenciais para o uso das tecnologias digitais (TD), e a resolução de problemas complexos, em especial no que diz respeito à área da Segurança Digital (cibersegurança). Essas competências específicas são transversais e imprescindíveis para utilização crítica e segura no ciberespaço. A metodologia adotada neste estudo caracteriza-se como qualitativa, de cunho exploratório e descritivo. Foi realizada uma Revisão de Literatura sobre a área das Competências Digitais da área da Segurança Digital, em seguida, a coleta de dados deu-se através de entrevistas semiestruturadas com 14 docentes especialistas doutores em competências digitais do Brasil. A partir da análise dos dados, foi possível inferir da percepção dos docentes: eles possuem níveis intermediários, em relação à área da segurança digital para proteção dos: dispositivos, dados, identidade digital, saúde e bem-estar. Porém, possuem níveis mais baixos na dimensão das competências digitais para diminuição dos impactos das tecnologias para proteção ao meio ambiente, o que denota proficiência básica nesta última. Constatou-se a necessidade de mais formações iniciais de professores na área da segurança digital, assim como, a promoção da formação continuada ao longo da vida para os docentes, e a inclusão desses conteúdos nos currículos acadêmicos. Pois, o crescente aumento dos riscos e ameaças cibernéticas impacta as esferas mentais, físicas e legais de docentes e estudantes.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze the perception of distance higher education teachers in Brazil regarding digital competencies in the area of digital security established in DigComp 2.2. The immersive use of Information and Communication Technologies (ICT) and the transformations that society has undergone in recent years require teachers to develop a set of knowledge, skills, and attitudes (KSA), known as digital competencies (DC). DC are essential for the use of digital technologies (DT), and the resolution of complex problems, especially with regard to the area of Digital Security (cybersecurity). These specific competencies are transversal and indispensable for critical and safe use in cyberspace. The methodology adopted in this study is characterized as qualitative, exploratory, and descriptive. A Literature Review was carried out on the area of Digital Competencies in the area of Digital Security, then, data collection took place through semi-structured interviews with 14 specialist teachers with doctorates in digital competencies in Brazil. From the analysis of the data, it was possible to infer from the teachers’ perception: they have intermediate levels, in relation to the area of digital security for the protection of: devices, personal data, digital identity, health, and well-being. However, they have lower levels in the dimension of digital competencies for reducing the impacts of technologies for environmental protection, which denotes basic proficiency in the latter There was a need to include topics related to digital security in initial teacher training, as well as to promote lifelong learning for teachers, and the inclusion of this content in academic curricula. Because the growing number of cyber risks and threats has an impact on the mental, physical and legal spheres of teachers and students.pt_PT
dc.description.sponsorshipA investigação realizada no âmbito deste Projeto está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.pt_PT
dc.identifier.citationPimentel, Luciana Robaina - Competências digitais na área da segurança digital [Em linha]: percepção dos docentes do ensino superior à distância do Brasil. [S.l.]: [s.n.], 2024. 144 p.
dc.identifier.tid203746031
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16713
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetências digitaispt_PT
dc.subjectSegurança digitalpt_PT
dc.subjectCibersegurançapt_PT
dc.subjectDigComp - Quadro Europeu de Competências Digitais para Cidadãospt_PT
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.subjectDigital competencept_PT
dc.subjectDigital securitypt_PT
dc.subjectCybersecuritypt_PT
dc.subjectDigComppt_PT
dc.subjectLifelong learningpt_PT
dc.titleCompetências digitais na área da segurança digital: percepção dos docentes do ensino superior à distância do Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Pedagogia do Elearning, apresentada à Universidade Abertapt_PT

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