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APPs for Good: estudo exploratório no ensino profissional público em Portugal

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Abstract(s)

Pretendemos refletir sobre o papel do mobile learning numa escola que proíbe a sua utilização em sala de aula ainda que a tutela desafie os alunos a projetos inovadores. Tentámos delinear o perfil destes alunos face aos dispositivos móveis e posteriormente analisámos a importância e o decurso do Projeto “Apps for Good” e as perceções dos alunos envolvidos. Optámos por um estudo exploratório realizado com alunos de um curso profissional de uma escola oficial da zona oriental de Lisboa em 2015/2016. Recorremos a um questionário online, complementado pela observação participante. Constatámos que estes alunos utilizam preferencialmente o telemóvel e o computador portátil ainda que utilizem outros dispositivos móveis, nomeadamente o smartphone, durante mais de 10 horas diárias, tanto na escola como em casa. Concluímos que os alunos consideram vantajosa a aprendizagem de conceção de apps bem como da aproximação a problemas reais e ligados diretamente com a área vocacional do curso profissional escolhido. Ainda a aprendizagem de trabalho em grupo bem como o contacto com especialistas se afigurou determinante.

Description

Keywords

Mobile learning Jovens “Apps for Good” Ensino profissional oficial português

Pedagogical Context

Citation

Rocha, Maria Antonieta; Cardoso, Teresa - Apps for Good: estudo exploratório no ensino profissional público em Portugal. In Atas do Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 3, Coimbra, 2016 - "Encontro sobre jogos... [Em linha]: atas". Coordenado por Ana Amélia A. Carvalho; et al. Coimbra: Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. LabTE, 2016. ISBN 978-972-95595-9-4. p. 89-98

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Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. LabTE

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