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Análise das funcionalidades de gamificação nos ambientes de aprendizagem Classcraft e Moodle à luz da framework Octalysis

dc.contributor.authorFerreira, Maria
dc.contributor.authorMorgado, Leonel
dc.contributor.authorMiranda, Guilhermina L.
dc.date.accessioned2018-05-10T11:37:59Z
dc.date.available2018-05-10T11:37:59Z
dc.date.issued2018
dc.descriptionO 4.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, EJML 2018, no dia 5 de maio de 2018, sábado, volta a reunir em Coimbra investigadores, mestrandos e doutorandos, professores, psicólogos, profissionais de Ciências da Educação e demais interessados nestas temáticas. Este evento internacional, realizado pela Universidade de Coimbra e pela Universidade de Sevilha, atrai participantes nacionais e estrangeiros que pretendem partilhar conhecimentos, investigação, práticas e debater questões importantes para uma integração sustentável de jogos educativos e dispositivos móveis na educação.pt_PT
dc.description.abstractA gamificação é uma técnica recente que consiste em aplicar elementos de jogos em contextos não relacionados com jogos. Existem frameworks teóricas que sugerem um modelo de aplicação desses elementos na implementação de soluções concretas. Neste artigo analisámos dois Sistemas de Gestão da Aprendizagem, Classcraft e Moodle, sob a lente da framework Octalysis. Apesar das duas plataformas disponibilizarem vários elementos de jogo, que combinados entre si procuram incrementar a motivação do aluno, a plataforma Classcraft é a que apresenta mais elementos de jogos, abrangendo todos os eixos desta framework.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFerreira, Maria; Morgado, Leonel; Miranda, Guilhermina L. - Análise das funcionalidades de gamificação nos ambientes de aprendizagem Classcraft e Moodle à luz da framework Octalysis. In EJML 2018. Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 4, Coimbra, 2018 - "Encontro sobre jogos e mobile learning [Em linha]: atas". Coordenado por Ana Amélia A. Carvalho. Coimbra: Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, 2018. ISBN 978-972-8627-79-9. p. 117-130pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8627-79-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7294
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Coimbra. Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XXpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectSistemas de gestão da aprendizagempt_PT
dc.subjectClassCraftpt_PT
dc.subjectMoodlept_PT
dc.subjectOctalysispt_PT
dc.titleAnálise das funcionalidades de gamificação nos ambientes de aprendizagem Classcraft e Moodle à luz da framework Octalysispt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage130pt_PT
oaire.citation.startPage117pt_PT
oaire.citation.title4.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learningpt_PT
person.familyNameMorgado
person.givenNameLeonel
person.identifierR-000-93D
person.identifier.ciencia-id7119-981F-18A9
person.identifier.orcid0000-0001-5517-644X
person.identifier.ridF-2692-2010
person.identifier.scopus-author-id23025615500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication310d3b15-55de-40c7-8977-5becf9010910
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