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Advisor(s)
Abstract(s)
A gamificação é uma técnica recente que consiste em aplicar elementos de jogos em contextos não relacionados com jogos. Existem frameworks teóricas que sugerem um modelo de aplicação desses elementos na implementação de soluções concretas. Neste artigo analisámos dois Sistemas de Gestão da Aprendizagem, Classcraft e Moodle, sob a lente da framework Octalysis. Apesar das duas plataformas disponibilizarem vários elementos de jogo, que combinados entre si procuram incrementar a motivação do aluno, a plataforma Classcraft é a que apresenta mais elementos de jogos, abrangendo todos os eixos desta framework.
Description
O 4.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, EJML 2018, no dia 5 de maio de 2018, sábado, volta a reunir em Coimbra investigadores, mestrandos e doutorandos, professores, psicólogos, profissionais de Ciências da Educação e demais interessados nestas temáticas. Este evento internacional, realizado pela Universidade de Coimbra e pela Universidade de Sevilha, atrai participantes nacionais e estrangeiros que pretendem partilhar conhecimentos, investigação, práticas e debater questões importantes para uma integração sustentável de jogos educativos e dispositivos móveis na educação.
Keywords
Gamificação Sistemas de gestão da aprendizagem ClassCraft Moodle Octalysis
Citation
Ferreira, Maria; Morgado, Leonel; Miranda, Guilhermina L. - Análise das funcionalidades de gamificação nos ambientes de aprendizagem Classcraft e Moodle à luz da framework Octalysis. In EJML 2018. Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 4, Coimbra, 2018 - "Encontro sobre jogos e mobile learning [Em linha]: atas". Coordenado por Ana Amélia A. Carvalho. Coimbra: Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, 2018. ISBN 978-972-8627-79-9. p. 117-130
Publisher
Universidade de Coimbra. Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX