Publication
A disciplina de educação visual e tecnológica em contexto escolar de diversidade cultural
dc.contributor.advisor | Barreto, Maria Antónia | |
dc.contributor.author | Queirós, Luís Manuel da Silva | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2009-01-26T16:27:57Z | |
dc.date.available | 2009-01-26T16:27:57Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_PT |
dc.date.submitted | 2007 | pt_PT |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais apresentada à Universidade Aberta | |
dc.description.abstract | Resumo - O estudo realizado enquadrou-se na área disciplinar de Educação Visual e Tecnológica, leccionada no 2º ciclo do ensino básico e a sua relação programática com a diversidade cultural, ou seja, como pode abranger no seu currículo questões relativas à diversidade cultural em contexto escolar. Teve como questão de partida: Como está a ser leccionada a disciplina de Educação Visual e Tecnológica em contexto escolar marcado pela Diversidade Cultural? Deste ponto de partida, surgem outras questões que ajudam a operacionalizar o problema: • O programa da disciplina de Educação Visual e Tecnológica é flexível de forma a responder às exigências de uma educação que promova a diversidade cultural? • Que estratégias estão a ser utilizadas na disciplina de Educação Visual e Tecnológica, no desenvolvimento do currículo em escolas com grande diversidade cultural? Utilizou-se uma metodologia de estudo de caso qualitativo em quatro escolas da Área Metropolitana de Lisboa e, como técnica de recolha de dados a entrevista a oito professores da disciplina de Educação Visual e Tecnológica que leccionam nas quatro escolas seleccionadas. Bem como a análise e comentário dos Projectos Educativos e a sua abordagem à diversidade cultural. Da análise dos Projectos Educativos verificou-se que reconheciam a diversidade cultural como característica das escolas e apontavam estratégias de actuação nesse sentido, no entanto mostravam perspectivas diferentes na forma como abordam a diversidade cultural. Dois dos Projectos Educativos reconhecem mas não valorizam, utilizando uma perspectiva intercultural integracionista e os restantes reconhecem e valorizam demonstrando uma perspectiva intercultural pluralista. A análise de conteúdo das oito entrevistas realizadas permitiu a seguinte sistematização da opinião dos professores: A diversidade cultural no estabelecimento de ensino onde leccionam é uma característica evidente; Não se potencializa a diversidade cultural nas planificações lectivas; Planificam-se as Unidades de Trabalho de forma uniforme; O programa de Educação Visual e Tecnológica é flexível, para se apostar numa pedagogia diferenciada tendo em conta a diversidade cultural mas a grande preocupação dos professores tem a ver com questões disciplinares; Os Órgãos de Gestão, apesar de reconhecerem a diversidade cultural nos projectos educativos, intervêm de forma uniforme e não potencializam a diversidade cultural; Uma educação que tenha em conta a diversidade cultural, não se justifica e não é essencial segundo estes professores entrevistados. Na conjugação entre os Projectos Educativos e as oito entrevistas realizadas verificou-se incoerência entre o que realmente está escrito nos projectos e aquilo que se não faz, relativamente à promoção da diversidade cultural em contexto escolar. As palavras-chave são: Diversidade Cultural, Educação Intercultural, Educação pela Arte, Educação Visual e Tecnológica | pt_PT |
dc.format.extent | 1258191 bytes | pt_PT |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/621 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação intercultural | pt_PT |
dc.subject | Educação visual | pt_PT |
dc.subject | Educação tecnológica | pt_PT |
dc.subject | Programas de ensino | pt_PT |
dc.subject | Projetos de educação | pt_PT |
dc.subject | Multiculturalismo | pt_PT |
dc.title | A disciplina de educação visual e tecnológica em contexto escolar de diversidade cultural | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1