Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As implicações do b-learning no sucesso, satisfação e motivação dos alunos do 3º ciclo do ensino básico: um estudo exploratório nos concelhos de Rio Maior e Santarém

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
aoliveira_ltinoca2012.pdf8.51 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este projeto de investigação tem como objetivo pesquisar e conhecer as implicações da implementação da pedagogia do b-learning para o sucesso, satisfação e motivação dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, é necessário identificar e compreender os possíveis obstáculos à sua execução, assim como, entender as condições que poderão favorecer a utilização do b-learning como prática pedagógica. Por outro lado, compreender os efeitos do b-learning na promoção do interesse e motivação dos alunos nas atividades escolares. Será também importante conhecer os interesses e motivações dos professores, bem como a sua perceção, em relação à utilização do b-learning como modalidade de ensino aprendizagem. Esta pesquisa demonstrou que os alunos estão intrinsecamente motivados para a realização de tarefas online, sentindo-se satisfeitos com a sua execução. O grau de satisfação obtido com a utilização de plataformas de aprendizagem online foi positivo, assim como, a experiência de utilização das mesmas. Os resultados indicam que os alunos consideram importante a combinação das duas modalidades de ensino-aprendizagem, presenciais e online. Todavia, a presença física do professor e a reduzida utilização das plataformas de aprendizagem online neste nível de ensino são fatores a considerar. Os professores não estão motivados para a utilização do b-learning e esta falta de motivação está relacionada com uma diversidade de fatores associados aos próprios professores, às escolas e a outros fatores de ordem estrutural.

Description

Trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta integrado nas linhas de investigação da unidade de investigação Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D).

Keywords

B-learning Motivação Satisfação e ambiente de aprendizagem

Pedagogical Context

Citation

Oliveira, A., Tinoca, L. (2012). As implicações do b-learning no sucesso, satisfação e motivação dos alunos do 3º ciclo do ensino básico: um estudo exploratório nos concelhos de Rio Maior e Santarém. In Matos, J. F. (orgs.). Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue