Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
8.51 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este projeto de investigação tem como objetivo pesquisar e conhecer as implicações da
implementação da pedagogia do b-learning para o sucesso, satisfação e motivação dos alunos
do 3º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, é necessário identificar e compreender os possíveis
obstáculos à sua execução, assim como, entender as condições que poderão favorecer a
utilização do b-learning como prática pedagógica. Por outro lado, compreender os efeitos do
b-learning na promoção do interesse e motivação dos alunos nas atividades escolares. Será
também importante conhecer os interesses e motivações dos professores, bem como a sua
perceção, em relação à utilização do b-learning como modalidade de ensino aprendizagem.
Esta pesquisa demonstrou que os alunos estão intrinsecamente motivados para a realização
de tarefas online, sentindo-se satisfeitos com a sua execução. O grau de satisfação obtido com
a utilização de plataformas de aprendizagem online foi positivo, assim como, a experiência de
utilização das mesmas. Os resultados indicam que os alunos consideram importante a
combinação das duas modalidades de ensino-aprendizagem, presenciais e online. Todavia, a
presença física do professor e a reduzida utilização das plataformas de aprendizagem online
neste nível de ensino são fatores a considerar. Os professores não estão motivados para a
utilização do b-learning e esta falta de motivação está relacionada com uma diversidade de
fatores associados aos próprios professores, às escolas e a outros fatores de ordem estrutural.
Description
Trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta
integrado nas linhas de investigação da unidade de investigação Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D).
Keywords
B-learning Motivação Satisfação e ambiente de aprendizagem
Pedagogical Context
Citation
Oliveira, A., Tinoca, L. (2012). As implicações do b-learning no sucesso, satisfação e motivação dos alunos do 3º ciclo do ensino básico: um estudo exploratório nos concelhos de Rio Maior e Santarém. In Matos, J. F. (orgs.). Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa
Publisher
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa