Publication
Envolvimento do estudante no ensino a distância: criação dum cenário de agregação LMS e rede social
dc.contributor.author | Messias, Inês | |
dc.contributor.author | Morgado, Lina | |
dc.contributor.author | Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara | |
dc.date.accessioned | 2019-05-06T14:13:35Z | |
dc.date.available | 2019-05-06T14:13:35Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description | Simpósio Internacional de Informática Educativa, reliazado em Setúbal de 25-27 de novembro de 2015 | pt_PT |
dc.description.abstract | A Web 2.0, que faz já parte do nosso dia-a-dia, está a tornar-se também parte da Educação, que por seu lado está a tornar-se mais personalizada, com abordagens focadas no conhecimento, socialmente ligada e envolvente de modo a incluir, tanto os chamados nativos digitais, como os imigrantes digitais [1]. De acordo com Siemens [2] a aprendizagem atual depende da conetividade entre indivíduos e tende a diluir as fronteiras entre a aprendizagem formal e informal. O estudo9 pretende compreender como é que a agregação duma plataforma informal (Facebook) como complemento duma plataforma formal (Moodle), poderá contribuir para um maior envolvimento dos estudantes de ensino superior e, medir o impacto que estas podem ter no processo de aquisição de conhecimento. Integrado no contexto do Ensino Superior, o estudo centra-se nos níveis de envolvimento do estudante e na frequência e qualidade da sua participação em Fóruns, sendo os seus participantes, docentes e estudantes deste nível de ensino. Uma vez que é objetivo do estudo compreender de que forma a interação e a colaboração contribuem para o envolvimento dos estudantes em contextos híbridos de elearning foi adotado como quadro teórico a Activity Theory, sendo que a abordagem metodológica escolhida é de natureza mista, com recurso a ferramentas de Social Network Analysis (SNA) | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Messias, Inês; Morgado, Lina; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara - Envolvimento do estudante no ensino a distância: criação dum cenário de agregação LMS e rede social. In SIIE 2015. International Symposium on Computers in Education, Setúbal, 2015 - "International Symposium... [Em linha]: proceedings". Editado por Maria do Rosário Rodrigues; Martín Llamas Nistal; Miguel Figueiredo. [S.l.]: [s.n.], 2015. ISBN 978-989-99447-1-8. p. 86-93 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-99447-1-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/8166 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação a distância | pt_PT |
dc.subject | Web 2.0 | pt_PT |
dc.subject | pt_PT | |
dc.subject | Moodle | pt_PT |
dc.subject | Estudante online | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento | pt_PT |
dc.subject | Colaboração | pt_PT |
dc.subject | Teoria da atividade | pt_PT |
dc.subject | Social Network Analysis | pt_PT |
dc.title | Envolvimento do estudante no ensino a distância: criação dum cenário de agregação LMS e rede social | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Setúbal, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 93 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 86 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do XVII Simpósio Internacional de Informática Educativa | pt_PT |
person.familyName | Messias | |
person.familyName | Morgado | |
person.familyName | Potes Barbas | |
person.givenName | Inês | |
person.givenName | Lina | |
person.givenName | Maria | |
person.identifier.ciencia-id | 8915-F996-D7E7 | |
person.identifier.ciencia-id | DA1C-8D7A-8A82 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4771-6455 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4973-6727 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8598-1650 | |
person.identifier.rid | D-3122-2012 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57189383760 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55980016200 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | cac185e9-b009-42c5-a2b5-7c32430f1cc3 | |
relation.isAuthorOfPublication | 176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc | |
relation.isAuthorOfPublication | 43fab4f8-466c-4546-9c76-0641eb46dfa4 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc |