Repository logo
 
Publication

Avaliação institucional e de aprendizagem na educação a distância

dc.contributor.authorMeirelles Junior, Julio Candido de
dc.contributor.authorPereira, Adriana da Silva Maria
dc.contributor.authorSantos, Carlos Eduardo dos
dc.contributor.authorVilela, Juliana de Alcântara Oliveira
dc.contributor.authorCarvalho, Priscila Oliveira de Souza
dc.date.accessioned2014-05-06T13:47:37Z
dc.date.available2014-05-06T13:47:37Z
dc.date.issued2013-12
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar as avaliações dos cursos de graduação da Fundação Centro de Ciência e Educação Superior a distância do Estado do Rio de Janeiro, pós-graduação da Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal de Itajubá, a fim de verificar como estas são utilizadas na plataforma virtual de aprendizagem, para a promoção de uma aprendizagem significativa, colaborativa e participativa. O processo de avaliação está em todas as esferas do ser humano, pois é um método de adquirir e processar evidências necessárias para melhorar o ensino-aprendizagem. A pesquisa descreve e analisa os dados obtidos a partir de um questionário avaliando os aspectos institucionais, administrativos e a avaliação dos alunos no seu processo de aprendizagem, relacionado à utilização da plataforma. Por meio do desenvolvimento do estudo, foi possível observar que de maneira geral os resultados da pesquisa foram positivos, registrando que os alunos estão satisfeitos com os processos avaliativos das instituições.por
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the institutional assessments courses from Foundation Center for Science and Higher Education of the distance of the Rio de Janeiro State, graduate and Universidade Federal Fluminense, Federal University of Itajubá, order to check how they are used in virtual learning platform, to promote meaningful learning, collaborative and participatory. The evaluation process is in all spheres of human being, it is a method to acquire and process evidence needed to improve teaching and learning. The study describes and analyzes the data obtained from a questionnaire evaluating the institutional, administrative and assessment of students in their learning process, related to the use of the platform. Through the development of the study, it was observed that in general the results of the research were positive, noting that students are satisfied with the evaluation processes of the institutions.por
dc.description.sponsorshipUniversidade Aberta; Pavilhão do Conhecimento; LEADpor
dc.identifier.citationMeirelles Junior, Julio Candido de [et al.] - Avaliação institucional e de aprendizagem na educação a distância [Em linha]. In Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 3, Lisboa, 2013 - "Colóquio Luso-Brasileiro...: atas". Lisboa : Universidade Aberta. LEAD, 2014. ISBN 978-972-674-738-3. p. 1-13por
dc.identifier.isbn978-972-674-738-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3179
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Abertapor
dc.publisherLE@D
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectInstituiçãopor
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectAssessmentpor
dc.subjectInstitutionpor
dc.subjectLearning distancepor
dc.subjectIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
dc.titleAvaliação institucional e de aprendizagem na educação a distânciapor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage13por
oaire.citation.startPage1por
oaire.citation.titleIII Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearningpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
avaliação institucional.pdf
Size:
363.71 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
avaliação institucional.pdf apresent..pdf
Size:
760.99 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: