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Um estudo fenomenológico sobre a observação de aulas no contexto de uma escola de português como língua de herança
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Huet, Isabel | |
dc.contributor.author | Costa, Cláudia Neves da | |
dc.date.accessioned | 2024-11-27T16:38:08Z | |
dc.date.available | 2024-11-27T16:38:08Z | |
dc.date.issued | 2024-07-18 | |
dc.date.submitted | 2024-11-27 | |
dc.description.abstract | O presente estudo orientou-se para um contexto específico de uma escola comunitária que oferece um programa educativo-cultural de português como língua de herança para crianças e jovens (neste trabalho referenciada como Escola X). Para enfrentar as necessidades de formação de seus professores em língua de herança, a Escola X vem implementando práticas de observação de aulas. No entanto, apesar de a literatura apontar uma estreita relação entre o desenvolvimento profissional docente e a aprendizagem situada, há escassez de estudos que possam partilhar conhecimento sobre a observação de aulas e a sua relação com o desenvolvimento profissional docente no contexto de supervisão pedagógica em escolas comunitárias de língua de herança. Esta dissertação documenta os esforços da investigadora em entender e melhorar esse processo. Para responder à questão principal “Qual o contributo das práticas de observação de aulas para o desenvolvimento profissional docente a partir das experiências dos professores e gestores de uma escola comunitária de português como língua de herança?”, a investigação desenvolveu-se sob o viés qualitativo, fundamentada no estudo fenomenológico das práticas de observação de aulas sob as lentes dos participantes. Para alcançar esta proposta, após seleção intencional de nove participantes, cinco docentes e quatro gestores, procedeu-se às entrevistas individuais e por grupo focal. Estas últimas foram separadas em dois grupos homogéneos. A partir da análise temática e discussão dos dados das entrevistas individuais, concluiu-se que a observação de aulas é percebida como uma importante estratégia da supervisão pedagógica com potencial para promover melhorias das práticas docentes a partir de necessidades que surgem em contexto da Escola X. Todavia, as práticas de observação de aulas apontam para a necessidade de sua institucionalização, com o objetivo de promover a participação e o protagonismo dos professores no processo de observação de aulas. Como resultados das entrevistas por grupo focal, os participantes elaboraram modelos de observação de aulas com potencial para acolher o contexto da escola em suas necessidades e especificidades. Em sequência, a partir da análise qualitativa e documental das entrevistas por grupo focal, este trabalho contribuiu com recomendações, dentre elas, um modelo de observação de aulas por pares. Por fim, concluiu com a partilha dos aspetos inovadores e limitações do estudo, assim como propostas de trabalhos futuros a estender as presentes contribuições. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present study was focused on a specific context of a community school that offers an educational-cultural program of Portuguese as a heritage language for children and youth (referred to in this work as School X). To address the professional development needs of its heritage language teachers, School X has been implementing classroom observation practices. However, despite the literature pointing to a close relationship between teacher professional development and situated learning, there is a scarcity of studies that could share knowledge about classroom observation and its relationship with teacher professional development in the context of pedagogical supervision in heritage language community schools. This dissertation documents the researcher’s efforts to understand and improve this process. To address the main research question “What is the contribution of classroom observation practices to the professional development of teachers based on the experiences of teachers and administrators at a community school teaching Portuguese as a heritage language?”, the investigation was conducted through a qualitative lens, based on the phenomenological study of classroom observation practices through the participants’ lens. To achieve this goal, following the purposeful selection of five teachers and 4 administrators, individual and focus group interviews were conducted. The latter were divided into two homogeneous groups. Based on the thematic analysis and discussion of the data from individual interviews, it was concluded that classroom observation is perceived as an important strategy of pedagogical supervision with the potential to promote improvements in teaching practices based on the needs that arise in the context of School X. However, classroom observation practices point to the need for its institutionalization to promote the participation and empowerment of teachers in the observation process. As a result of the focus group interviews, participants developed models of classroom observation with the potential to accommodate the school’s context and its needs and specificities. Following the qualitative and documental analysis of the focus groups interviews, this work contributed with recommendations, including a peer observation model. Finally, it concluded by sharing the innovative aspects and limitations of the study, as well as potential future work to extend the present contributions. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | A investigação realizada no âmbito desta Dissertação de Mestrado está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Costa, Cláudia Neves da - Um estudo fenomenológico sobre a observação de aulas no contexto de uma escola de português como língua de herança [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2024. 308 p. | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/16857 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Língua de herança | pt_PT |
dc.subject | Observação de aulas | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento profissional docente | pt_PT |
dc.subject | Supervisão pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Estudo fenomenológico | pt_PT |
dc.subject | Heritage language | pt_PT |
dc.subject | Classroom observation | pt_PT |
dc.subject | Teacher professional development | pt_PT |
dc.subject | Pedagogical supervision | pt_PT |
dc.subject | Phenomenological study | pt_PT |
dc.title | Um estudo fenomenológico sobre a observação de aulas no contexto de uma escola de português como língua de herança | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta | pt_PT |