Publication
Ensinar a distância em tempos de incerteza: o que dizem os docentes sobre o seu papel
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Martins, Dércio | |
dc.contributor.author | Morgado, Lina | |
dc.date.accessioned | 2024-12-27T17:36:19Z | |
dc.date.available | 2024-12-27T17:36:19Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description | Bolsa de Investigação com a referência 2020.07328.BD, no âmbito do POCH – Programa Operacional Capital Humano, comparticipado pelo Fundo Social Europeu e por fundos nacionais do MCTES através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. | pt_PT |
dc.description.abstract | O crescimento de cursos a distância nos últimos anos tem sido uma constante devido a expansão da Web e ao rápido desenvolvimento tecnológico, potenciando novos cenários de aprendizagem, pedagogi-as e tecnologias emergentes. O processo de docência a distância é diferente da docência presencial, já que existe uma separação geográfica entre o docente e estudante, e se distribui por vários atores específicos, como os professores, os tutores, os técnicos e os próprios materiais de ensino desenvolvidos. Neste artigo apresentam-se os resultados de um focus group realizado com docentes a distância da Universidade Aberta e resultados de um inquérito por questionário integrado no estudo para a tese de doutoramento financiado pela FCT. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Bolsa de Investigação com a referência 2020.07328.BD, no âmbito do POCH – Programa Operacional Capital Humano, comparticipado pelo Fundo Social Europeu e por fundos nacionais do MCTES através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Martins, D., Morgado, L. (2022). Ensinar a distância em tempos de incerteza: o que dizem os docentes sobre o seu papel , In C. M. Lazo et al. (Coords). Espacios y Relaciones de Comunicación en la nueva normalidad, pp.22-23, Ediciones Egregius | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9788418167690 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/17023 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Ediciones Egregius | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Docente online | pt_PT |
dc.subject | Educação a distância | pt_PT |
dc.subject | Papéis e competências | pt_PT |
dc.title | Ensinar a distância em tempos de incerteza: o que dizem os docentes sobre o seu papel | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Zaragoza, Espanha | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 23 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 22 | pt_PT |
oaire.citation.title | Espacios y Relaciones de Comunicación en la nueva normalidad | pt_PT |
person.familyName | Martins | |
person.familyName | Morgado | |
person.givenName | Dércio | |
person.givenName | Lina | |
person.identifier.ciencia-id | DA1C-8D7A-8A82 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1100-2429 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4973-6727 | |
person.identifier.rid | D-3122-2012 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55980016200 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e4231f4e-3645-49af-9e53-9e3b76d8cc7c | |
relation.isAuthorOfPublication | 176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc |