Repository logo
 
Publication

Contextos de aprendizagem 2.0 : a utilização de ferramentas Web 2.0 para uma aprendizagem em contexto

dc.contributor.advisorMorgado, Lina
dc.contributor.authorJorge, Nelson
dc.date.accessioned2009-08-06T11:26:36Z
dc.date.available2009-08-06T11:26:36Z
dc.date.issued2009
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Abertapt
dc.description.abstractEsta tese aborda a utilização de ferramentas Web 2.0 no ensino online como potenciadoras de ambientes interactivos, culturais e sociais, promovendo uma aprendizagem em contexto. O estudo realizou-se com estudantes de uma disciplina de um curso de mestrado na área do e-Learning que, ao longo de 3 semanas, participaram numa actividade versando a temática Web 2.0 na qual foram convidados a utilizar este tipo de ferramentas. A actividade foi desenhada segundo os princípios revistos na fundamentação teórica, nomeadamente na criação e gestão de contextos de aprendizagem numa perspectiva construtivista, no conceito Web 2.0 e na utilização deste tipo de ferramentas em estratégias de ensino a aprendizagem no contexto online. Os resultados obtidos através da análise das contribuições dos aprendentes revelam que as ferramentas Web 2.0 potenciam a comunicação, interacção, colaboração e socialização, promovendo uma aprendizagem em contexto.pt
dc.description.abstractThis thesis refers to the use of Web 2.0 tools in online education to support interactive, cultural and social environments, in the promotion of learning in context. The study was conducted with online learners, attending an online course integrated in a master’s degree on e-Learning, who participated in an activity about Web 2.0 tools, using the very tools themselves. The activity was designed according to the principles revised in the theory, such as the creation and management of learning contexts in a constructivist perspective, the Web 2.0 concept and the use of these tools in educational strategies in online contexts. The results found after data analyses indicate that Web 2.0 tools stimulate communication, interaction, collaboration and socialization, promoting learning in context.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1380
dc.language.isoporpt
dc.subjectElearningpt
dc.subjectEnsino a distânciapt
dc.subjectInternetpt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectSoftwarept
dc.subjectInteratividadept
dc.subjectSocializaçãopt
dc.subjectComunidades virtuaispt
dc.subjectEnsino colaborativopt
dc.subjectSocial software
dc.subjectLearning contexts
dc.titleContextos de aprendizagem 2.0 : a utilização de ferramentas Web 2.0 para uma aprendizagem em contextopt
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typemasterThesispt

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
tese_nelson_jorge.pdf
Size:
5.87 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: