Publication
Diversificação e diferenciação da estrutura curricular: Ensino Secundário de S. Tomé e Príncipe
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Coelho, António | |
dc.contributor.author | Seabra, Filipa | |
dc.date.accessioned | 2020-02-10T17:46:23Z | |
dc.date.available | 2020-02-10T17:46:23Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Idealmente, o currículo diversifica-se e contextualiza-se por forma a ser equitativo, libertador e democrático, permitindo que a aprendizagem seja feita ao ritmo de cada um, de modo colaborativo, respeitando e valorizando as diversas culturas, etnias, sexo e condições socioeconómicas de cada aluno. Esta diversificação pode ser alcançada com um desenvolvimento curricular ao nível da escola, discutido por alunos, professores e restante comunidade escolar e que origina o projeto educativo e o projeto curricular da escola e posteriormente os diversos projetos curriculares de turma. A diversificação e diferenciação curricular resulta de um sistema mais descentralizado, que apresenta uma oferta diferenciada de cursos, formais e informais, com diferentes possibilidades de regime de presença, presencial e a distância, e abrangendo o ensino superior e o não superior, sempre com a preocupação de uma contextualização do currículo. O ensino secundário de São Tomé e Príncipe tem dado resposta às questões da diversificação e diferenciação, com a existência de diversas vias nos 2 ciclos, procurando que estas sejam igualmente prestigiadas, introduzindo áreas de enriquecimento curricular particularmente voltadas para o contexto, introduzindo o tema do acesso de todos os alunos à escola, mas as escolas ainda não possuem mecanismos de apoio específico para os alunos. No entanto verifica-se ainda um nível de autonomia das escolas e professores em termos organizacionais e de desenvolvimento curricular abaixo do desejado e a oferta prevista das diversas vias tem-se reduzido em termos práticos sobretudo à via geral. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8753-44-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/9251 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto de Educação da Universiadde de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.coloquiocurriculo2018.ie.ulisboa.pt/programa/ | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Diferenciação | pt_PT |
dc.subject | Diversificação | pt_PT |
dc.subject | Equidade | pt_PT |
dc.subject | Sistemas de ensino | pt_PT |
dc.title | Diversificação e diferenciação da estrutura curricular: Ensino Secundário de S. Tomé e Príncipe | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 256 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 256 | pt_PT |
oaire.citation.title | Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender. IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. Livro do Colóquio: Conferências e Mesas Redondas, Simpósios e Comunicações. Resumos online | pt_PT |
person.familyName | Seabra | |
person.givenName | Filipa | |
person.identifier | YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier.ciencia-id | 991A-6004-246D | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1690-9502 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57210809988 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec |