Repository logo
 
Publication

Diversificação e diferenciação da estrutura curricular: Ensino Secundário de S. Tomé e Príncipe

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorCoelho, António
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.date.accessioned2020-02-10T17:46:23Z
dc.date.available2020-02-10T17:46:23Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractIdealmente, o currículo diversifica-se e contextualiza-se por forma a ser equitativo, libertador e democrático, permitindo que a aprendizagem seja feita ao ritmo de cada um, de modo colaborativo, respeitando e valorizando as diversas culturas, etnias, sexo e condições socioeconómicas de cada aluno. Esta diversificação pode ser alcançada com um desenvolvimento curricular ao nível da escola, discutido por alunos, professores e restante comunidade escolar e que origina o projeto educativo e o projeto curricular da escola e posteriormente os diversos projetos curriculares de turma. A diversificação e diferenciação curricular resulta de um sistema mais descentralizado, que apresenta uma oferta diferenciada de cursos, formais e informais, com diferentes possibilidades de regime de presença, presencial e a distância, e abrangendo o ensino superior e o não superior, sempre com a preocupação de uma contextualização do currículo. O ensino secundário de São Tomé e Príncipe tem dado resposta às questões da diversificação e diferenciação, com a existência de diversas vias nos 2 ciclos, procurando que estas sejam igualmente prestigiadas, introduzindo áreas de enriquecimento curricular particularmente voltadas para o contexto, introduzindo o tema do acesso de todos os alunos à escola, mas as escolas ainda não possuem mecanismos de apoio específico para os alunos. No entanto verifica-se ainda um nível de autonomia das escolas e professores em termos organizacionais e de desenvolvimento curricular abaixo do desejado e a oferta prevista das diversas vias tem-se reduzido em termos práticos sobretudo à via geral.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8753-44-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9251
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universiadde de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.coloquiocurriculo2018.ie.ulisboa.pt/programa/pt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectDiferenciaçãopt_PT
dc.subjectDiversificaçãopt_PT
dc.subjectEquidadept_PT
dc.subjectSistemas de ensinopt_PT
dc.titleDiversificação e diferenciação da estrutura curricular: Ensino Secundário de S. Tomé e Príncipept_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage256pt_PT
oaire.citation.startPage256pt_PT
oaire.citation.titleDecisões Curriculares: Ensinar e Aprender. IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. Livro do Colóquio: Conferências e Mesas Redondas, Simpósios e Comunicações. Resumos onlinept_PT
person.familyNameSeabra
person.givenNameFilipa
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.scopus-author-id57210809988
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Coelho_Seabra_2018_Resumo.pdf
Size:
1.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: