Repository logo
 
Publication

“Library lessons”: uma solução americana para um problema português?

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorNovo, Ana
dc.contributor.authorAlexandre, Sara de Oliveira
dc.date.accessioned2023-05-08T12:13:11Z
dc.date.available2023-05-08T12:13:11Z
dc.date.issued2023-04-17
dc.date.submitted2023-05-08
dc.description.abstractA biblioteca escolar do século XXI é um espaço multifacetado de aquisição de conhecimentos e ensino de literacias, que deve apoiar a formação do aluno ao longo do seu percurso educativo. No entanto, em Portugal, a atuação desta instituição está ainda aquém do seu potencial, sendo relegada para um papel secundário na escola. Partindo dos princípios orientadores da Rede de Bibliotecas Escolares e dos requisitos exigidos à biblioteca escolar moderna, procurámos uma possível solução para a importância relativa que a biblioteca tem na educação, e encontrámos as “Library lessons” americanas. Este estudo dedica-se, portanto, à análise da realidade das bibliotecas escolares portuguesas e americanas, do fenómeno das “Library lessons” e do impacto que a biblioteca poderá ter no desenvolvimento do aluno ao ser incluída diretamente no currículo, em vez de servir como mero auxiliar deste.pt_PT
dc.description.abstractIn the 21st century, the school library is a multifaceted space designed to acquire knowledge and teach literacies, which should support student learning throughout their education. However, in Portugal, this institution has yet to reach its full potential, being relegated to a secondary role in the school. Based on the guiding principles of the Portuguese School Libraries Network (RBE) and the requirements of the modern school library, we looked for a possible solution to the lack of importance that the library has in education and found the American “Library lessons”. This study is dedicated to the analysis of the reality of Portuguese and American school libraries, the phenomenon of "Library lessons" and the impact that this space may have on student development by being included directly in the curriculum, instead of serving as its mere auxiliary.pt_PT
dc.identifier.citationAlexandre, Sara de Oliveira - “Library lessons” [Em linha]: uma solução americana para um problema português? [S.l.]: [s.n.], 2023. 162 p.
dc.identifier.tid203288858
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13720
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectBiblioteca escolarpt_PT
dc.subjectLibrary lessonspt_PT
dc.subjectEstudo comparadopt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectEstados Unidos da Américapt_PT
dc.subjectSchool librarypt_PT
dc.subjectComparative studypt_PT
dc.subjectUSA
dc.title“Library lessons”: uma solução americana para um problema português?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMGIBE_SaraAlexandre.pdf
Size:
6.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: