Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Hiflex: tecnologias para apoiar a introdução de modalidades flexíveis de aprendizagem

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O desenvolvimento acelerado das tecnologias de informação e comunicação (TIC) está a provocar importantes mudanças no que diz respeito à oferta de educação e formação nas instituições de ensino superior. Tal fenómeno pode ser observado a partir dos potenciais interessados, uma vez que as TIC oferecem agora a oportunidade de acesso a novos segmentos de população escolar, ou seja, grupos de indivíduos até aí com dificuldades de acesso ao campus são agora candidatos à educação superior; este fenómeno também pode ser observado a partir das instituições, que desenvolvem importantes esforços no reforço das suas infra-estruturas tecnológicas e nos modelos de oferta de ensino, de forma a satisfazer a procura crescente de formação superior. A fronteira entre instituições de ensino superior presencial e instituições de ensino a distância, está a ser drasticamente reduzida, obrigando a rever as teorias, os conceitos e modelos vigentes neste domínio. A flexibilização das aprendizagens, através dos ambientes de formação a distância, surge assim como um dos principais meios de desenvolvimento dos sistemas de formação não presencial no ensino superior, nomeadamente na abertura da instituição a comunidades ou grupos com dificuldades de acesso. Neste sentido, apresentamos um projecto de desenvolvimento de metodologias de implementação (em fase de progresso) da formação a distância na área da educação ambiental para trabalhadores estudantes e outros grupos com dificuldades de acesso ao ensino superior, incluindo a descrição do ambiente de aprendizagem baseado na web.

Description

Comunicação apresentada na 2ª Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.

Keywords

HIFLEX (projetos) Flexibilização da aprendizagem Flexibilização da formação

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade do Minho. Centro de Competência Nónio Século XXI

CC License