Publication
Memórias autobiográficas de professores : as emoções como chave e interpretação da mediação pedagógica
dc.contributor.author | Amorim, José Pedro | |
dc.contributor.author | Aires, Luísa | |
dc.date.accessioned | 2015-05-25T09:55:43Z | |
dc.date.available | 2015-05-25T09:55:43Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Neste capítulo, procura-se compreender e interpretar memórias autobiográficas dos professores, a propósito dos episódios mais marcantes vividos como docentes e como alunos. Para cumprir esse desiderato, as emoções emergem como chave analítica fundamental das vivências evocadas. Começa-se, por isso, por uma breve revisão teórica do tema, com particular incidência nos trabalhos de António Damásio (1994/2011, 2000, 2003, 2010) e, no campo da educação formal, nos estudos sobre a memória autobiográfica (Cala & De la Mata, 2010; Santamaria, De la Mata & Ruiz, 2012) e nas geografias emocionais dos professores (Hargreaves, 1998, 2000, 2001). Da análise de discurso realizada, resultam diferenças “marcantes” relativamente às narrativas enquanto professores e enquanto ex-alunos, nomeadamente no que tem que ver com a prevalência de emoções e sentimentos positivos ou negativos. Os implícitos, o não dito, adquirem, ainda, particular relevância no mapeamento das emoções e sentimentos positivos dos informantes enquanto docentes. Conquanto a maior preocupação epistémica deste trabalho passe por ganhar consciência das vozes dos professores, a partir do que eles realmente dizem, neste estudo, lançam-se pistas para a ação pedagógica e, designadamente, para a formação profissional dos docentes. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-96186-5-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/4081 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH) Universidade Católica Portuguesa | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Memórias autobiográgicas | por |
dc.subject | Emoções | por |
dc.title | Memórias autobiográficas de professores : as emoções como chave e interpretação da mediação pedagógica | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | por |
oaire.citation.endPage | 47 | por |
oaire.citation.startPage | 11 | por |
oaire.citation.title | Memórias de professores : emoções, identidades profissionais, currículo e avaliação | por |
person.familyName | Aires | |
person.givenName | Luísa | |
person.identifier.ciencia-id | F612-FFC3-1A2B | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5649-276X | |
person.identifier.rid | AAJ-7408-2020 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56578173600 | |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | bookPart | por |
relation.isAuthorOfPublication | 6952a68c-cc5c-4fbc-b40b-1e019e08830b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 6952a68c-cc5c-4fbc-b40b-1e019e08830b |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- UAb_Memórias Autobiográficas de Professores.pdf
- Size:
- 642.43 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: