Repository logo
 
Publication

O papel das lideranças no atendimento a estudantes com altas habilidades/sobredotação em escolas da rede particular de Belo Horizonte/MG/Brasil

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.contributor.authorTorres, Vicente Omar Diniz
dc.date.accessioned2021-05-14T14:52:10Z
dc.date.available2021-05-14T14:52:10Z
dc.date.issued2021-01-28
dc.date.submitted2021-05-14
dc.description.abstractEsta tese tem como objetivo analisar a atuação das lideranças educacionais em prol do atendimento a estudantes com altas habilidades / sobredotação, no Município de Belo Horizonte – MG – Brasil. Consideramos ser uma necessidade premente o suporte especializado a este público diante de sua quase inexistência e do desperdício de talentos e potenciais humanos que sua ausência traz à sociedade. Para tanto, ponderamos que uma postura de investigação – ação por parte dos gestores educacionais, com bases na personalização da aprendizagem, podem trazer melhorias consideráveis a este propósito. A metodologia foi caracterizada como explanatória sequencial com abordagem mista, desenvolvida por pesquisas bibliográficas acerca da sobredotação e da liderança educacional e por entrevistas semiestruturadas a diretores de escolas de ensino básico, da rede privada. A análise dos resultados teve em conta os dados quantitativos e qualitativos da pesquisa de campo e levou-nos a constatar a pouca familiaridade das lideranças educacionais com o tema da sobredotação.pt_PT
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the performance of educational leaders in favor of assisting students with high skills / giftedness, in the city of Belo Horizonte - MG - Brazil. We consider specialized support to this public to be an urgent need in view of its almost nonexistence and the waste of human talents and potentials that its absence brings to society. For that, we consider that a research - action posture on the part of educational managers, based on personalization of learning, can bring considerable improvements in this regard. The methodology was characterized as a sequential explanatory with a mixed approach, developed by bibliographical research on giftedness and educational leadership and by semi-structured interviews with directors of private primary schools. The analysis of the results took into account the quantitative and qualitative data of the field research and led us to verify the little familiarity of the educational leaders with the theme of giftedness.pt_PT
dc.identifier.citationTorres, Vicente Omar Diniz - O papel das lideranças no atendimento a estudantes com altas habilidades/sobredotação em escolas da rede particular de Belo Horizonte/MG/Brasil [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2021. 401 p.
dc.identifier.tid101643918pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10743
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLiderança educacionalpt_PT
dc.subjectGestão educacionalpt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.subjectEnsino privadopt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectSobredotaçãopt_PT
dc.subjectAltas habilidadespt_PT
dc.subjectBelo Horiozontept_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.subjectEducational leadershippt_PT
dc.subjectHigh skillspt_PT
dc.subjectGiftednesspt_PT
dc.subjectGiftedpt_PT
dc.subjectEducational changept_PT
dc.subjectExceptional talentspt_PT
dc.titleO papel das lideranças no atendimento a estudantes com altas habilidades/sobredotação em escolas da rede particular de Belo Horizonte/MG/Brasilpt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameTese de Doutoramento em Educação na especialidade de Liderança Educacional apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TD_VicenteTorres.pdf
Size:
2.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format