dc.contributor.author | Pinto, Teresa | |
dc.date.accessioned | 2018-01-23T14:31:24Z | |
dc.date.available | 2018-01-23T14:31:24Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | A história produzida atravessa diversos filtros (um deles o da própria historiografia dominante) até se tornar história transmitida. Este desfasamento é particularmente visível na história ensinada, em geral menos sintonizada com os resultados da investigação mais recente. Verifica-se, assim, que o conhecimento histórico transmitido reforça uma perspetiva cristalizada do saber, um saber que continua a secundarizar as mulheres como agentes da história. Que imagens de mulheres, enquanto sujeitos históricos, se transmitem à juventude? Que modelos interiorizam as raparigas sobre a participação das mulheres, por exemplo, na vida social, económica, política, cultural e religiosa? Neste capítulo apresentam-se algumas propostas de abordagem que tornam visível a relação das mulheres com o poder, no processo de fundação de Portugal, ou com o trabalho, nos séculos XVI a XIX, e ainda os processos de emancipação e reivindicação femininas nas primeiras décadas do século XX. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pinto, Teresa - Reposicionando mulheres e homens na história ensinada. In Vieira, Cristina, coord. - "Conhecimento, género e cidadania no ensino secundário" [Em linha]. Lisboa: CIG, 2017. ISBN 978-972-597-416-2. p. 367-416 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-597-416-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/6942 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.cig.gov.pt/wp-content/uploads/2018/01/Conhecimento_Genero_e_Cidadania_Ensino_Secundario_Versao_Digital.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | História das mulheres | pt_PT |
dc.subject | História e relações sociais de género | pt_PT |
dc.subject | Mulheres e história ensinada | pt_PT |
dc.subject | História e protagonismo feminino | pt_PT |
dc.title | Reposicionando mulheres e homens na história ensinada | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 416 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 367 | pt_PT |
oaire.citation.title | Conhecimento, género e cidadania no ensino secundário | pt_PT |
person.familyName | Pinto | |
person.givenName | Teresa | |
person.identifier.ciencia-id | 5B1E-D94A-9981 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9281-1991 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 34e71380-44c6-4572-91e6-f7d154a09ab8 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 34e71380-44c6-4572-91e6-f7d154a09ab8 |