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Advisor(s)
Abstract(s)
Neste texto é efetuada uma análise reflexiva aos conceitos de reforma, mudança
e inovação, procurando situá-los nas suas origens e contextos. A compreensão dos
conceitos de mudança e inovação educativa passa pela sua integração numa visão
sistémica das chamadas reformas estruturais dos sistemas educativos, em particular,
nas últimas décadas do séc. XX. A inovação é uma prática institucionalmente situada,
que engloba a decisão, os processos e a intervenção. A inovação centra-se nas
escolas, nas salas de aula e nas práticas dos professores e agrega três componentes:
a utilização de novos materiais ou tecnologias, o uso de novas estratégias ou
atividades e a alteração de crenças por parte dos intervenientes (Fullan, 2007).
Nesta linha, as autoras argumentam sobre a pertinência de uma abordagem
à
inovação como promotora da reflexão-ação docente, apelando ao questionamento de
um coletivo docente que se propõe mudar as práticas de forma intencional,
ou
seja, a
inovação como um processo e não como um fim em si mesmo.
Neste sentido, centra-se a análise em três projetos de intervenção desenvolvidos
em sala de aula em diferentes contextos educativos. Em relação a cada um deles
referimos o foco e os objetivos do estudo, os participantes e os principais resultados.
No primeiro caso a inovação diz respeito à operacionalização de um design de
avaliação alternativo em Ciências Naturais, englobando testes e relatórios elaborados
em duas fases. No segundo caso, a proposta inovadora situa-se ao nível da co
formação de professores, em contexto de trabalho, através da vivência do trabalho
colaborativo, durante dois anos letivos, despoletado pela complexidade da situação
vivenciada. No terceiro caso ocorre a utilização do wiki para desenvolver a
competência expressão escrita e conhecimento explícito da língua, assim como otrabalho colaborativo entre alunos, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa.
A reflexão apresentada pretende constituir-se como um contributo no domínio da
investigação sobre a prática profissional na sua relação com a inovação, enquanto
processo de desenvolvimento pessoal e profissional. O processo envolve a ampliação
da divulgação de práticas inovadoras, o que possibilita a partilha e contribui para a
capacitação da escola a nível local e regional.
Description
Keywords
Capacidade interna das escolas Inovação Investigação sobre a prática Mudança
Pedagogical Context
Citation
Oliveira, I. & Courela, C. (2014). Mudança e Inovação em Educação: Compromisso dos Professores. Interacções, 9(27),97-117.
Publisher
Revista Interacções