Publication
Mudança e inovação em educação: o compromisso dos professores
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Oliveira, Isolina | |
dc.contributor.author | Courela, Conceição | |
dc.date.accessioned | 2020-06-09T11:33:18Z | |
dc.date.available | 2020-06-09T11:33:18Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Neste texto é efetuada uma análise reflexiva aos conceitos de reforma, mudança e inovação, procurando situá-los nas suas origens e contextos. A compreensão dos conceitos de mudança e inovação educativa passa pela sua integração numa visão sistémica das chamadas reformas estruturais dos sistemas educativos, em particular, nas últimas décadas do séc. XX. A inovação é uma prática institucionalmente situada, que engloba a decisão, os processos e a intervenção. A inovação centra-se nas escolas, nas salas de aula e nas práticas dos professores e agrega três componentes: a utilização de novos materiais ou tecnologias, o uso de novas estratégias ou atividades e a alteração de crenças por parte dos intervenientes (Fullan, 2007). Nesta linha, as autoras argumentam sobre a pertinência de uma abordagem à inovação como promotora da reflexão-ação docente, apelando ao questionamento de um coletivo docente que se propõe mudar as práticas de forma intencional, ou seja, a inovação como um processo e não como um fim em si mesmo. Neste sentido, centra-se a análise em três projetos de intervenção desenvolvidos em sala de aula em diferentes contextos educativos. Em relação a cada um deles referimos o foco e os objetivos do estudo, os participantes e os principais resultados. No primeiro caso a inovação diz respeito à operacionalização de um design de avaliação alternativo em Ciências Naturais, englobando testes e relatórios elaborados em duas fases. No segundo caso, a proposta inovadora situa-se ao nível da co formação de professores, em contexto de trabalho, através da vivência do trabalho colaborativo, durante dois anos letivos, despoletado pela complexidade da situação vivenciada. No terceiro caso ocorre a utilização do wiki para desenvolver a competência expressão escrita e conhecimento explícito da língua, assim como otrabalho colaborativo entre alunos, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa. A reflexão apresentada pretende constituir-se como um contributo no domínio da investigação sobre a prática profissional na sua relação com a inovação, enquanto processo de desenvolvimento pessoal e profissional. O processo envolve a ampliação da divulgação de práticas inovadoras, o que possibilita a partilha e contribui para a capacitação da escola a nível local e regional. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Oliveira, I. & Courela, C. (2014). Mudança e Inovação em Educação: Compromisso dos Professores. Interacções, 9(27),97-117. | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.25755/int.3404 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1646-2335 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/9766 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Revista Interacções | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/3404 | pt_PT |
dc.subject | Capacidade interna das escolas | pt_PT |
dc.subject | Inovação | pt_PT |
dc.subject | Investigação sobre a prática | pt_PT |
dc.subject | Mudança | pt_PT |
dc.title | Mudança e inovação em educação: o compromisso dos professores | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 117 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 97 | pt_PT |
oaire.citation.title | Interacções | pt_PT |
person.familyName | Oliveira | |
person.familyName | Courela | |
person.givenName | Isolina | |
person.givenName | Conceição | |
person.identifier.ciencia-id | 8D1A-DA51-38BA | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7214-3655 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7801-2373 | |
person.identifier.scopus-author-id | 8296254000 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55574578500 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | a7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c | |
relation.isAuthorOfPublication | 8819f98d-cd67-470e-858d-171e1a1a2734 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | a7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- MUDANÇA E INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO - O COMPROMISSO.pdf
- Size:
- 239.33 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format