Publication
A transposição didática no âmbito do eLearning
dc.contributor.author | Amador, Filomena | |
dc.contributor.author | Nobre, Ana | |
dc.contributor.author | Barros, Daniela Melaré Vieira | |
dc.date.accessioned | 2018-01-15T17:21:59Z | |
dc.date.available | 2018-01-15T17:21:59Z | |
dc.date.issued | 2016-09 | |
dc.description | Congresso Internacional TIC na Educação. Tecnologias Digitais e a Escola do Futuro, realizado em Lisboa de 8-10 de setembro de 2016 | pt_PT |
dc.description.abstract | O conhecimento didático não deve ser visto como um somatório ou justaposição de outros conhecimentos. Se, pelo lado do conhecimento disciplinar o cruzamento de saberes e da praxis, enraizados em quadros epistemológicos e às vezes mesmo em categorias ontológicas distintas, pode ser gerador de tensões propiciadoras ou não de reformulações, o problema adquire novas dimensões quando a este se junta o campo pedagógico, onde também existem subjacentes visões filosóficas e ideológicas que podem convergir em propostas com caraterísticas diferentes. As próprias tecnologias não podem ser analisadas como instrumentos per si, nem se esgotam na sua relação com a ciência. Há uma dimensão social e mesmo individual que afeta a nossa própria maneira de nos relacionarmos em sociedade. É neste quadro teórico que temos vindo a desenvolver um modelo de transposição didática para ambientes de eLearning. No presente trabalho, dedicamos a nossa atenção à coaprendizagem e à coinvestigação, enquanto processos que ajudam a exemplificar algumas situações do modelo antes referido. Para o efeito são analisados dois exemplos, apresentando-se e discutindo-se dados empíricos recolhidos durante a investigação. A recolha de dados foi suportada essencialmente pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados permitem identificar a existência de problemas do foro da didática que devem ser merecedores de atenção em futuros estudos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8753-37-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/6886 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Lisboa. Instituto de Educação | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Elearning | pt_PT |
dc.subject | Transposição didática | pt_PT |
dc.subject | Coaprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Coinvestigação | pt_PT |
dc.title | A transposição didática no âmbito do eLearning | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 12 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do IV Congresso Internacional TIC na Educação. Tecnologias Digitais e a Escola do Futuro | pt_PT |
person.familyName | Amador | |
person.familyName | Nobre | |
person.familyName | Barros | |
person.givenName | Filomena | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | Daniela Melaré Vieira | |
person.identifier.ciencia-id | 4819-4E7B-F4EE | |
person.identifier.ciencia-id | D615-97B1-12BD | |
person.identifier.ciencia-id | 2511-BF94-D07F | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1794-3665 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9902-1850 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1412-2231 | |
person.identifier.scopus-author-id | 16306247300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 36e61475-05ee-4bf4-b5ab-d58ec123acd8 | |
relation.isAuthorOfPublication | b32570c5-368f-4257-a73b-c49acf289869 | |
relation.isAuthorOfPublication | 8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b32570c5-368f-4257-a73b-c49acf289869 |