Repository logo
 
Publication

A transposição didática no âmbito do eLearning

dc.contributor.authorAmador, Filomena
dc.contributor.authorNobre, Ana
dc.contributor.authorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.date.accessioned2018-01-15T17:21:59Z
dc.date.available2018-01-15T17:21:59Z
dc.date.issued2016-09
dc.descriptionCongresso Internacional TIC na Educação. Tecnologias Digitais e a Escola do Futuro, realizado em Lisboa de 8-10 de setembro de 2016pt_PT
dc.description.abstractO conhecimento didático não deve ser visto como um somatório ou justaposição de outros conhecimentos. Se, pelo lado do conhecimento disciplinar o cruzamento de saberes e da praxis, enraizados em quadros epistemológicos e às vezes mesmo em categorias ontológicas distintas, pode ser gerador de tensões propiciadoras ou não de reformulações, o problema adquire novas dimensões quando a este se junta o campo pedagógico, onde também existem subjacentes visões filosóficas e ideológicas que podem convergir em propostas com caraterísticas diferentes. As próprias tecnologias não podem ser analisadas como instrumentos per si, nem se esgotam na sua relação com a ciência. Há uma dimensão social e mesmo individual que afeta a nossa própria maneira de nos relacionarmos em sociedade. É neste quadro teórico que temos vindo a desenvolver um modelo de transposição didática para ambientes de eLearning. No presente trabalho, dedicamos a nossa atenção à coaprendizagem e à coinvestigação, enquanto processos que ajudam a exemplificar algumas situações do modelo antes referido. Para o efeito são analisados dois exemplos, apresentando-se e discutindo-se dados empíricos recolhidos durante a investigação. A recolha de dados foi suportada essencialmente pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados permitem identificar a existência de problemas do foro da didática que devem ser merecedores de atenção em futuros estudos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8753-37-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6886
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Lisboa. Instituto de Educaçãopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectTransposição didáticapt_PT
dc.subjectCoaprendizagempt_PT
dc.subjectCoinvestigaçãopt_PT
dc.titleA transposição didática no âmbito do eLearningpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage12pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleAtas do IV Congresso Internacional TIC na Educação. Tecnologias Digitais e a Escola do Futuropt_PT
person.familyNameAmador
person.familyNameNobre
person.familyNameBarros
person.givenNameFilomena
person.givenNameAna
person.givenNameDaniela Melaré Vieira
person.identifier.ciencia-id4819-4E7B-F4EE
person.identifier.ciencia-idD615-97B1-12BD
person.identifier.ciencia-id2511-BF94-D07F
person.identifier.orcid0000-0003-1794-3665
person.identifier.orcid0000-0002-9902-1850
person.identifier.orcid0000-0002-1412-2231
person.identifier.scopus-author-id16306247300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication36e61475-05ee-4bf4-b5ab-d58ec123acd8
relation.isAuthorOfPublicationb32570c5-368f-4257-a73b-c49acf289869
relation.isAuthorOfPublication8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb32570c5-368f-4257-a73b-c49acf289869

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TD ELEARNING.pdf
Size:
600.42 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.13 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: