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(Im)polidez em diferentes contextos sócio/interculturais

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Neste dossiê, rememoramos os contributos de Goffman (1964 [1998]) no que tange à situação negligenciada, à época, por algumas correntes linguísticas: a situação social, que conduz sujeitos, igualmente sociais, na construção conjunta de sentidos, como atividade inerente à interação face a face. Na esteira goffmaniana, regras culturais, em nossa leitura (tanto no contato sócio quanto intercultural), “estabelecem como os indivíduos devem se conduzir em virtude de estarem em um agrupamento e estas regras de convivência, quando seguidas, organizam socialmente o comportamento daqueles presentes à situação” (GOFFMAN, 1963, 1964 [1998]). Historicamente, direta ou indiretamente, tal formulação orientou discussões posteriores, assentadas em um campo (extra)linguístico, tais como o fenômeno da polidez (LAKOFF, 1973; LEECH, 1983; BROWN; LEVINSON, 1987), que, igualmente, são nutridas pelas considerações acerca das atividades da face positiva (necessidade de ser apreciado) e da face negativa (necessidade de ser livre de imposições) (GOFFMAN, 1967), e, de forma diversa, se manifesta em perspectiva sócio/intercultural.

Description

Keywords

(im)polidez Contato intercultural

Pedagogical Context

Citation

Roboredo Seara, I., Albuquerque, R., & Tinoco Cabral, A. L. (2020). Dossiê (Im)polidez em diferentes contextos sócio/interculturais. Cadernos de Linguagem e Sociedade, 20(especial), 2–7. https://doi.org/10.26512/les.v20iespecial.29579

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Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade-Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília

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