Repository logo
 
Publication

Escolas em busca de melhoria: efeitos da avaliação externas das escolas em agrupamentos de escolas na Zona Centro

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorBarreira, Carlos Manuel Folgado
dc.contributor.authorBidarra, Maria da Graça
dc.contributor.authorRebelo, Piedade Vaz
dc.contributor.authorMouraz, Ana
dc.date.accessioned2023-12-04T11:56:50Z
dc.date.available2023-12-04T11:56:50Z
dc.date.issued2023-06
dc.description.abstractA presente investigação tem por objetivo apresentar dois estudos de caso realizados em agrupamentos de escolas da região centro, tendo em vista conhecer as perceções dos diferentes atores educativos (diretores, coordenadores de departamento e professores) sobre o 3º ciclo de AEE e as mudanças que lhe estão associadas. Trata-se de agrupamentos que obtiveram classificações diferentes no domínio da autoavaliação, designadamente muito bom e suficiente, um domínio que assume maior relevância no atual quadro de referência da AEE, tendo despertado o nosso interesse pelo eventual efeito gerado na sequência da avaliação realizada. Com efeito, constata-se que houve perceção de mudanças em vários domínios da atividade escolar, em ambos os agrupamentos, registadas na escola, na liderança e gestão, na prestação do serviço educativo, assumindo, contudo, maior relevância nas respostas dos docentes do agrupamento com a classificação de muito bom. A perceção de mudanças é mais acentuada na autoavaliação, em que se aproximam as perceções de docentes de ambos os agrupamentos. No caso do agrupamento com suficiente na autoavaliação, as entrevistas às lideranças revelam um efeito reativo, exógeno, enquanto no agrupamento com muito bom, o efeito tende a ser mais proativo e endógeno, existindo, contudo, em ambos os casos uma forte motivação na procura da melhoria.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBarreira, C, Bidarra, G.,Mouraz, A & Vaz P. (2023). Escolas em busca de melhoria: efeitos da AEE em Agrupamentos de Escolas na Zona Centro. In. I. Fialho, et. Al. (Org.), Avaliação Externa das Escolas. Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção (199-222). Editora Humus.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-755-862-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/15219
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherHumuspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliação externa de escolaspt_PT
dc.subjectEstudo de casopt_PT
dc.titleEscolas em busca de melhoria: efeitos da avaliação externas das escolas em agrupamentos de escolas na Zona Centropt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/Concurso para Financiamento de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico em Todos os Domínios Científicos - 2017/PTDC%2FCED-EDG%2F30410%2F2017/PT
oaire.citation.endPage222pt_PT
oaire.citation.startPage199pt_PT
oaire.citation.titleAvaliação Externa das Escolas: mecanismos de mudança nas escolas e na inspeçãopt_PT
oaire.fundingStreamConcurso para Financiamento de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico em Todos os Domínios Científicos - 2017
person.familyNameBidarra
person.familyNameVaz Rebelo
person.familyNameMouraz
person.givenNameMaria da Graça
person.givenNamePiedade
person.givenNameAna
person.identifierR-000-KEP
person.identifierK-5236-2014
person.identifier.ciencia-idF01D-AE2E-5984
person.identifier.ciencia-idB614-F97C-13CE
person.identifier.ciencia-idB814-CE07-B654
person.identifier.ciencia-id451A-5847-2060
person.identifier.orcid0000-0001-6137-2842
person.identifier.orcid0000-0001-7150-4087
person.identifier.orcid0000-0003-0843-0200
person.identifier.orcid0000-0001-7960-5923
person.identifier.ridM-4853-2013
person.identifier.scopus-author-id36633750000
person.identifier.scopus-author-idID 55213861200
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication8932ed38-a810-48a0-a4f0-c789f43b02f3
relation.isAuthorOfPublicationf2f486fd-39dc-43e6-8e3f-b5cdfc8cd504
relation.isAuthorOfPublicationf6a95090-490a-4f4a-959a-222369e391e6
relation.isAuthorOfPublication7d4ef2e7-55d8-453a-8d57-b0ae7ed9a750
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf2f486fd-39dc-43e6-8e3f-b5cdfc8cd504
relation.isProjectOfPublication1f86c712-46b4-4d99-8937-8d919e25371e
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery1f86c712-46b4-4d99-8937-8d919e25371e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
caso de estudo maae090.pdf
Size:
9.64 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: