Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitais

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
dc.contributor.authorBidarra, José
dc.contributor.authorVeiga, Pedro Alves da
dc.contributor.authorSapucaia, Rosimária
dc.contributor.authorWexel, Juliana
dc.contributor.authorTavares, Mirian
dc.contributor.authorCosta, Susana
dc.date.accessioned2023-05-02T17:24:56Z
dc.date.available2023-05-02T17:24:56Z
dc.date.issued2023-06
dc.description.abstractUm modelo pedagógico orientado para as artes performativas digitais não pode descurar a forma como muitos artefactos tecnológicos e media sociais são utilizados na sociedade atual. Neste sentido, a integração de novas tecnologias digitais e media locativos na aprendizagem híbrida é obrigatória neste modelo que deve ter ainda, como base, áreas específicas do domínio das Artes Digitais que necessitem de uma pedagogia apropriada, como é o caso das Artes Performativas. Assim, neste artigo, é desenvolvida uma proposta de modelo pedagógico híbrido, com base em várias metodologias reconhecidas e testadas, procurando abranger a ciberperformance em si mesma. Pode ainda ser usada como ferramenta de ensino-aprendizagem, de forma criativa e criadora, em ambientes híbridos, em que alguns elementos podem partilhar o mesmo espaço físico, enquanto outros se encontram a distância, ou em que alguns elementos da performance podem ter sido previamente gravados, enquanto outros ocorrem em tempo real.pt_PT
dc.description.abstractA pedagogical model oriented towards digital performing arts cannot neglect the way many technological artifacts and social media are used in today's society. In this sense, the integration of new digital technologies and locative media in hybrid learning is mandatory in this model, which should also be based on specific areas of the Digital Arts domain that need an appropriate pedagogy, as is the case of Performing Arts. Thus, in this paper, a proposal for a hybrid pedagogical model is developed, based on several recognized and tested methodologies, seeking to cover cyber performance itself. It can also be used as a recommendation for teaching-learning, in a creative way, in hybrid environments, where some elements may share the same physical space, while others are at a distance, or where some elements of the performance may have been previously recorded, while others occur in real-time.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBidarra, José; et al. - Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitais. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 6, nº 1 (jan.-junho 2023)pt_PT
dc.identifier.doi10.34627/redvol6iss1e202301pt_PT
dc.identifier.eissn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13686
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/29227pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectModelo pedagógicopt_PT
dc.subjectEnsino híbridopt_PT
dc.subjectArtes performativas digitaispt_PT
dc.subjectCiberperformancept_PT
dc.subjectPedagogical modelpt_PT
dc.subjectHybrid teachingpt_PT
dc.subjectDigital performing artspt_PT
dc.subjectCyberperformancept_PT
dc.titleDesenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitaispt_PT
dc.title.alternativeDevelopment of a virtual pedagogical model for digital performing artspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage16pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e Elearningpt_PT
person.familyNameBidarra
person.familyNameVeiga
person.familyNameWexel
person.familyNameNogueira Tavares
person.familyNamecosta
person.givenNameJosé
person.givenNamePedro Alves da
person.givenNameJuliana
person.givenNameMirian Estela
person.givenNamesusana
person.identifierM-9115-2013
person.identifier2279332
person.identifier.ciencia-id1B13-3753-EC0A
person.identifier.ciencia-id4E19-DA38-48BA
person.identifier.ciencia-id771C-B4FC-2D36
person.identifier.ciencia-id5410-5E1F-7E7E
person.identifier.orcid0000-0002-2082-5996
person.identifier.orcid0000-0001-9738-3869
person.identifier.orcid0000-0001-5830-5729
person.identifier.orcid0000-0002-9622-6527
person.identifier.orcid0000-0001-6117-5988
person.identifier.ridU-1628-2017
person.identifier.scopus-author-id6505859253
person.identifier.scopus-author-id57200069759
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication9eadf6dc-1afb-4c1c-9c3d-2e46e56df529
relation.isAuthorOfPublicationc30ae50a-0e02-4630-b192-ccf1719e2683
relation.isAuthorOfPublication10daf7ce-5a5c-465e-92ea-06b200b09729
relation.isAuthorOfPublicationf5aea7c6-06f5-4d79-bf14-6a9c058572bd
relation.isAuthorOfPublicatione7e0fc39-6b35-4a49-9049-e341b27be2fd
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9eadf6dc-1afb-4c1c-9c3d-2e46e56df529

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
READ_V6 N1_20230426.pdf
Size:
659.1 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
5 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: