Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
READ_V6 N1_20230426.pdf659.1 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Um modelo pedagógico orientado para as artes performativas digitais não pode descurar a forma como muitos artefactos tecnológicos e media sociais são utilizados na sociedade atual. Neste sentido, a integração de novas tecnologias digitais e media locativos na aprendizagem híbrida é obrigatória neste modelo que deve ter ainda, como base, áreas específicas do domínio das Artes Digitais que necessitem de uma pedagogia apropriada, como é o caso das Artes Performativas. Assim, neste artigo, é desenvolvida uma proposta de modelo pedagógico híbrido, com base em várias metodologias reconhecidas e testadas, procurando abranger a ciberperformance em si mesma. Pode ainda ser usada como ferramenta de ensino-aprendizagem, de forma criativa e criadora, em ambientes híbridos, em que alguns elementos podem partilhar o mesmo espaço físico, enquanto outros se encontram a distância, ou em que alguns elementos da performance podem ter sido previamente gravados, enquanto outros ocorrem em tempo real.
A pedagogical model oriented towards digital performing arts cannot neglect the way many technological artifacts and social media are used in today's society. In this sense, the integration of new digital technologies and locative media in hybrid learning is mandatory in this model, which should also be based on specific areas of the Digital Arts domain that need an appropriate pedagogy, as is the case of Performing Arts. Thus, in this paper, a proposal for a hybrid pedagogical model is developed, based on several recognized and tested methodologies, seeking to cover cyber performance itself. It can also be used as a recommendation for teaching-learning, in a creative way, in hybrid environments, where some elements may share the same physical space, while others are at a distance, or where some elements of the performance may have been previously recorded, while others occur in real-time.

Description

Keywords

Modelo pedagógico Ensino híbrido Artes performativas digitais Ciberperformance Pedagogical model Hybrid teaching Digital performing arts Cyberperformance

Citation

Bidarra, José; et al. - Desenvolvimento de um modelo pedagógico virtual paras as artes performativas digitais. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 6, nº 1 (jan.-junho 2023)

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue