Repository logo
 
Publication

A wikipédia no ensino superior online: que perceções?

dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.date.accessioned2019-01-04T15:32:36Z
dc.date.available2019-01-04T15:32:36Z
dc.date.issued2018-10
dc.descriptionNúmero especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional"pt_PT
dc.description.abstractÀ Wikipédia não será difícil atribuir um carácter ubíquo, se tivermos em conta que sempre que se faz uma pesquisa num motor de busca os resultados apresentados provêm em primeiro lugar desta enciclopédia online. E, se considerarmos a população estudantil, constata-se que a Wikipédia é uma das principais fontes de pesquisa. Cientes do potencial da Wikipédia em contextos educativos, temos vindo a caracterizála, em estudos anteriores, enquanto recurso educacional aberto. Centrando-nos na Wikipédia, indagámos sobre possibilidades de integração curricular no Ensino Superior online, com a finalidade última de contribuir para o Programa Wikipédia na Universidade em Portugal, o que até então não tinha sido feito. Metodologicamente, o estudo assume um paradigma misto sendo o presente artigo um recorte do mesmo. Os dados analisados neste texto foram recolhidos por um inquérito por questionário, disponibilizado no início e no final da Unidade Curricular. Os resultados permitem-nos concluir que no cômputo geral se reconhecem pontos coincidentes dos quais poderemos inferir que existia, num primeiro momento, abertura por parte dos estudantes para que a integração curricular da Wikipédia fosse bem acolhida. O segundo momento veio consolidar esta posição, retratando o envolvimento dos estudantes que integraram o estudo, ou seja, consolidou-se a sua perceção positiva.pt_PT
dc.description.abstractWikipedia can be said to have a ubiquitous character, namely taking into account that whenever we use an online search engine the results first presented come from it. And, if we consider the student population, it has been observed that Wikipedia is one of their main sources of research. Aware of the potential of Wikipedia in educational contexts, we have been characterizing it, in previous studies, as an open educational resource. Focusing on Wikipedia, we asked about possibilities of curricular integration in Online Higher Education, ultimately aiming at contributing to the Wikipedia University Program in Portugal, which had not been done before. Methodologically, the study assumes a qualitative and quantitative paradigm. The data analyzed in this text was collected by a survey made available at the beginning and at the end of the Course Unit. The results allow us to conclude that, in general, consensus was recognized, from which we can infer that there was, at first, an openness on the part of the students so that the curricular integration of Wikipedia would be welcomed. In the second moment, this was confirmed, by the involvement of the students who participated in the study, that is, their positive perception was reinforced.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPestana, Filomena; Cardoso, Teresa - A wikipédia no ensino superior online: que perceções? "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 1, nº 1 (2018), p. 72-90pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/vol1issNúmero%201pp72-90
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7819
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/22018pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectWikipédiapt_PT
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_PT
dc.subjectPrograma Wikipédia na Universidadept_PT
dc.subjectEnsino superior onlinept_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectWikipediapt_PT
dc.subjectOpen educational resourcept_PT
dc.subjectWikipedia University Programpt_PT
dc.subjectOnline higher educationpt_PT
dc.titleA wikipédia no ensino superior online: que perceções?pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage90pt_PT
oaire.citation.startPage72pt_PT
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e Elearningpt_PT
person.familyNamePestana
person.familyNameCardoso
person.givenNameFilomena
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
104-Texto Artigo-502-1-10-20181214.pdf
Size:
352.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: