| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 7.16 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Ao longo da história da humanidade, os processos de comunicação por meio da oralidade ou escrita têm mudado concepções, valores e modos de compreender o mundo. Os inventos tecnológicos têm gerado impactos no âmbito da comunicação científica, acadêmica e didática. Nesse lastro histórico, o presente texto está centrado na produção e no acesso aberto por meio de recursos como o Livro Aberto. Para tanto, abordamos pressupostos como originalidade versus remixagem, bem como o sentido de produtos individuais
versus o sentido das criações coletivas. Realizamos análises exemplares de vários projetos e produtos cuja base é a produção coautoral livre e aberta. O Livro Aberto é uma das formas de consolidar a cultura participatória, porque pode ser sempre editado em comunidades de leitores-autores-leitores-coautores.
Desse modo, concluímos que as possibilidades para uma pedagogia aberta são inúmeras e estão alicerçadas na produção de bens comuns em processos de partilha inéditos e, por isso, inovadores.
Description
Keywords
Livro aberto Educação aberta WikiLivros Sociedade em rede
Pedagogical Context
Citation
Mendes, António Quintas; Seco, Carlos; Mallmann, Elena Maria - Livros de texto e manuais abertos: novos desafios para a comunicação didática e científica no contexto da sociedade em rede. In Porto, Cristiane; Santos, Edméa, org. - O livro na cibercultura [Em linha]. Santos: Editora Universitária Leopoldianum, 2019. ISBN 978-85-60360-92-5. p. 59-79
Publisher
Editora Universitária Leopoldianum
