Repository logo
 
Publication

Inclusão digital e percursos escolares : a apropriação dos media digitais em grupos com baixos níveis de escolarização

dc.contributor.authorAires, Luísa
dc.contributor.authorMelro, Ana
dc.contributor.authorCorreia, Joana Duarte
dc.contributor.authorPonte, Cristina
dc.contributor.authorAzevedo, José
dc.date.accessioned2015-05-25T08:21:04Z
dc.date.available2015-05-25T08:21:04Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractEste artigo resulta de uma investigação mais ampla, em curso, no âmbito do projecto “Inclusão Digital e Participação Digital. Trajectórias de uso de meios digitais por grupos sociais desfavorecidos, em Portugal e nos Estados Unidos” (PONTE; AZEVEDO; STRAUBHAAR, 2009-2011). A disseminação das tecnologias digitais junto de diferentes grupos sociais apresenta sinais ora de um grande optimismo, ora de discriminação, em função dos territórios, grupos sociais e etários de referência. Esta ruptura, identificada por alguns autores por ‘fosso digital’ (DE PABLOS, 2009; WARSCHAWER, 2002), não se limita às desigualdades nos acessos e competências de uso das tecnologias, mas associa-se, também, às contradições de uma globalização fragmentada, de identidades de resistência e de trajectos histórico-culturais singulares. O objectivo do estudo que aqui apresentamos consiste em analisar percursos familiares sobre a inclusão digital, em indivíduos com baixos níveis de escolarização. Para o efeito, desenhámos um estudo exploratório centrado na análise das narrativas de 17 indivíduos com o 1º ciclo do Ensino Básico. Estas narrativas foram obtidas no contexto de entrevistas semi-estruturadas. Da análise do corpus emerge um conjunto de dimensões das quais salientamos: as “vivências familiares”, as “experiências escolares” e as “competências e usos das tecnologias”. Estas três dimensões permitem-nos desenhar itinerários de inclusão digital, ancorados nos conceitos de tecno-capital, tecno-disposições e tecno-competências (ROJAS et al., 2010).por
dc.description.abstractThis article is an output of the research project “Digital inclusion and participation. Comparing the trajectories of digital media use by socially disadvantaged groups in Portugal and in the USA” (PONTE; AZEVEDO STRAUBHAAR, 2009-2011). The dissemination of digital technologies to different social groups shows either very optimistic perspectives or very negative scenarios, according to different territories and social and age groups. This divide, interpreted by some authors as a digital divide (DE PABLOS, 2009; WARSCHAWER, 2002), means not only access and competencies asymmetries, but is also related to contradictions of a globalized and fragmented identity. The purpose of this research is to analyze familial itineraries of digital inclusion in individuals with low school levels (primary school). We decided to design an exploratory research to study 17 individuals’ narratives. Those narratives have been collected through semi-structured interviews. Empirical data analysis enhances three main discourse dimensions: “familial experiences”, “school experiences”, “competencies and uses of the technologies”. These dimensions made it possible to describe the itineraries of digital inclusion in groups with low school level, taking into account three basic constructs: techno-capital, techno-competencies and technodispositions (ROJAS et al., 2010).por
dc.identifier.citationAires, Luísa [et al.] - Inclusão digital e percursos escolares : a apropriação dos media digitais em grupos com baixos níveis de escolarização. "Revista e-curriculum". [Em linha]. ISSN 1809-3876. Vol. 7, nº 2 (Agosto 2011), p. 1-23por
dc.identifier.issn1809-3876
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/4076
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/6776por
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectNarrativaspor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectPercursos escolarespor
dc.subjectDigital inclusionpor
dc.subjectTechnologiespor
dc.subjectNarrativespor
dc.subjectFamiliespor
dc.subjectSchool trajectoriespor
dc.titleInclusão digital e percursos escolares : a apropriação dos media digitais em grupos com baixos níveis de escolarizaçãopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpor
oaire.citation.endPage23por
oaire.citation.startPage1por
oaire.citation.titleRevista e-curriculumpor
person.familyNameAires
person.familyNameMelro
person.familyNameDuarte Correia
person.givenNameLuísa
person.givenNameAna
person.givenNameJoana
person.identifierAAQ-2378-2021
person.identifier.ciencia-idF612-FFC3-1A2B
person.identifier.ciencia-idE61A-4D81-C836
person.identifier.ciencia-idF418-38EA-2DAC
person.identifier.orcid0000-0001-5649-276X
person.identifier.orcid0000-0001-9710-0574
person.identifier.orcid0000-0002-0820-7562
person.identifier.ridAAJ-7408-2020
person.identifier.scopus-author-id56578173600
person.identifier.scopus-author-id57263035600
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication6952a68c-cc5c-4fbc-b40b-1e019e08830b
relation.isAuthorOfPublicationeb18b3ff-bd32-4175-9a6c-0a3692833f2f
relation.isAuthorOfPublicatione0233952-11cd-4734-a788-4755931611f9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6952a68c-cc5c-4fbc-b40b-1e019e08830b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Inclusão Digital e Percursos Escolares.pdf
Size:
279.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: