Repository logo
 
Publication

Tecnologias digitais abertas para dinamização da leitura no 1º ciclo

dc.contributor.authorCaparica, Joana
dc.contributor.authorNobre, Ana
dc.date.accessioned2021-03-04T10:23:27Z
dc.date.available2021-03-04T10:23:27Z
dc.date.issued2019
dc.date.updated2021-03-03T14:34:36Z
dc.description.abstractNum contexto de desenvolvimento rápido das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação e da revolução ocasionada pela Internet, os vários setores da sociedade sofreram uma transformação profunda. A informação veicula na Internet fomentando assim a construção de conhecimento assente na partilha e na colaboração, numa dinâmica de Educação Aberta e em rede. A Educação Aberta, a proliferação de Recursos Educacionais Abertos e das Tecnologias Digitais Abertas, ao serviço de professores e alunos, vêm agora ampliar todas as formas de aprendizagem, tornando-se um desafio acompanhar esta evolução no espaço da sala de aula. Neste artigo é apresentado o processo de criação de um REA (Recurso Educacional Aberto), dirigido sobretudo a professores do primeiro ciclo do Ensino Básico, que lhes possibilite a dinamização da leitura, dentro e fora da sala de aula, assente nas tecnologias digitais abertas e ferramentas da Web.pt_PT
dc.description.abstractIn a context of rapid development of digital information and communication technologies and the revolution brought about by the internet, the various sectors of society have undergone a profound transformation. The information conveys on the Internet, thus fostering the construction of knowledge based on sharing and collaboration, in a dynamic of Open Education and in a network. Open Education, the proliferation of Open Educational Resources and Open Digital Technologies, at the service of teachers and students, now expand all forms of learning, making it a challenge to follow this evolution in the space of the classroom. This paper presents the process of creating an OER (open educational resource), aimed mainly at teachers of the first cycle, which enables them to stimulate recreational reading, inside and outside the classroom, based on open digital technologies and web.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn1647-3582
dc.identifier.slugcv-prod-1204865
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10534
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/12177pt_PT
dc.subjectEducação abertapt_PT
dc.subjectTecnologias digitais abertaspt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectPrimeiro ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectOpen educationpt_PT
dc.subjectOpen digital technologiespt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectTeaching-learningpt_PT
dc.subjectFirst cycle of basic educationpt_PT
dc.titleTecnologias digitais abertas para dinamização da leitura no 1º ciclopt_PT
dc.title.alternativeOpen digital technologies for streamlining recreational reading in primary schoolpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleIndagatio Didacticapt_PT
person.familyNameNobre
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-idD615-97B1-12BD
person.identifier.orcid0000-0002-9902-1850
rcaap.cv.cienciaidD615-97B1-12BD | Ana Nobre
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb32570c5-368f-4257-a73b-c49acf289869
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb32570c5-368f-4257-a73b-c49acf289869

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
LEITURA_PRIMEIRO_CICLO.pdf
Size:
208.16 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: