Publication
Inteligência artificial na educação: o ChatGPT como ferramenta de apoio à produção textual no ENEM
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
datacite.subject.sdg | 09:Indústria, Inovação e Infraestruturas | |
dc.contributor.advisor | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | |
dc.contributor.advisor | Teixeira, António | |
dc.contributor.author | Cotrim, Sônia | |
dc.date.accessioned | 2025-08-08T13:03:14Z | |
dc.date.available | 2025-08-08T13:03:14Z | |
dc.date.issued | 2025-07-11 | |
dc.date.submitted | 2025-08-08 | |
dc.description | Tese de Mestrado em Pedagogia do eLearning, apresentada à Universidade Aberta | |
dc.description.abstract | A rápida difusão das tecnologias digitais tem impactado vários aspectos da nossa vida, especialmente a educação. No entanto, muitas escolas e professores ainda não se adaptaram às necessidades emergentes, devido à ausência de incorporação dessas ferramentas digitais, seja por limitações técnicas, resistência a modelos pedagógicos inovadores ou pela falta de compreensão do potencial associado a essas tecnologias. Outros, porém, reconhecem a importância das tecnologias digitais no processo de ensino e de aprendizagem, especialmente o Processamento de Linguagem Natural do ChatGPT, ferramenta da Inteligência Artificial Generativa que, apesar de gerar preocupações, desperta também curiosidade. Nesse contexto, esta investigação, com o objetivo de explorar potencialidades e limitações do ChatGPT como ferramenta de apoio na elaboração de textos para o Exame Nacional do Ensino Médio, no Brasil, adota uma abordagem mista, que combina elementos dos paradigmas positivista e interpretativo, respaldada pela metodologia de projeto, pela técnica do estudo de caso com enfoque pragmático e pelo uso da observação participante. A integração da ferramenta foi realizada com alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola do Distrito Federal, que utilizaram prompts para receber feedback do ChatGPT sobre seus textos, o que permitiu a análise do nível de produção textual, conforme os parâmetros do referido exame, e da evolução das competências de escrita de forma individualizada. Ademais, a pesquisa avaliou a percepção dos alunos sobre o uso da ferramenta, considerando suas limitações e implicações no contexto educacional, evidenciando-se uma melhora perceptível na autoconfiança, na estruturação de argumentos e no domínio linguístico, e ainda maior engajamento nas atividades e uso mais eficaz da ferramenta. Conclui-se que a sua integração tem o potencial de tornar o processo de aprendizagem mais instigante e envolvente, proporcionando aos alunos novas possibilidades de interação e personalização, o que nos motiva a continuar a estudar esse fenômeno. | por |
dc.description.abstract | The rapid spread of digital technologies has affected various aspects of our lives, particularly education. However, many schools and teachers have yet to adapt to emerging needs due to the lack of integration of these digital tools—whether because of technical limitations, resistance to innovative pedagogical models, or a lack of understanding of the potential associated with such technologies. Others, however, recognise the importance of digital technologies in the teaching and learning process, especially the Natural Language Processing capabilities of ChatGPT, a Generative Artificial Intelligence tool which, despite raising concerns, also arouses curiosity. In this context, this study aims to explore the potential and limitations of ChatGPT as a support tool for writing essays for the National High School Examination (ENEM) in Brazil. It adopts a mixed-methods approach that combines elements of the positivist and interpretivist paradigms, supported by project-based methodology, the case study technique with a pragmatic focus, and participant observation. The integration of this tool was carried out with Year 10 students (equivalent to the first year of upper secondary education) from a school in the Federal District, who used prompts to receive feedback from ChatGPT on their texts. This enabled the analysis of their writing performance, based on the exam’s evaluation criteria, and the observation of individual progress in writing skills. Furthermore, the research assessed students’ perceptions regarding the use of the tool, considering its limitations and implications within the educational context. The results showed a perceptible improvement in self-confidence, argumentative structuring, and linguistic proficiency, as well as greater engagement in the activities and more effective use of the tool. It is concluded that its integration has the potential to make the learning process more stimulating and engaging, offering students new opportunities for interaction and personalisation—thus motivating continued research into this phenomenon. | eng |
dc.description.sponsorship | A investigação realizada no âmbito deste estudo está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento LE@D - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Educação, Ciência e Inovação. | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/20176 | |
dc.language.iso | por | |
dc.relation | UID 4372/FCT | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | Produção de texto | |
dc.subject | ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) | |
dc.subject | Inteligência artificial generativa | |
dc.subject | ChatGPT | |
dc.subject | Literacia de prompts | |
dc.subject | Brasil | |
dc.subject | Text production | |
dc.subject | Generative artificial | |
dc.subject | Intelligence | |
dc.subject | Prompt literacy | |
dc.title | Inteligência artificial na educação: o ChatGPT como ferramenta de apoio à produção textual no ENEM | por |
dc.title.alternative | Artificial intelligence in education: ChatGPT as a tool to support text production in the ENEM exam brazilian context | eng |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Pedagogia do eLearning |