Repository logo
 
Publication

A investigação-ação e o desenvolvimento de práticas educativas e de liderança educacional conducentes à eficácia nas escolas

dc.contributor.authorSantos, José Rui
dc.date.accessioned2019-11-05T15:04:30Z
dc.date.available2019-11-05T15:04:30Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA Investigação-Ação, mal aceite nos círculos científicos à data do seu aparecimento mais preocupados com critérios de cientificidade distantes de interpretações naturalistas e de ideologias, constituiu-se como que o parente pobre das metodologias de investigação. Hoje, o panorama é substancialmente diferente, assistindo-se a um desvanecimento dessa espécie de fobia positivista e empirista, durante anos dominante, a tudo o que era qualitativo e interpretativo e ao crescimento do uso deste tipo de metodologia de investigação sobretudo no campo educacional. A Investigação-Ação é, na verdade, cada vez mais utilizada em educação, dado possibilitar aos investigadores agirem sobre um problema real, tentando resolvê-lo à medida que vai sendo estudado, existindo uma interação constante entre o sujeito e os objetos de estudo e podendo ser levada a cabo por um professor na sua própria sala de aula. Existe, então, uma relação muito próxima entre a metodologia da Investigação-Ação e o terreno educativo, sendo esta apresentada por vários autores como a metodologia privilegiada pelo professor-investigador e como aquela que valoriza sobretudo a prática, ou seja, o mundo em que o professor se move e que almeja compreender cada vez mais e melhor, existindo, assim, uma relação dialética entre a prática e o conceito de reflexão. Neste artigo procura-se mostrar como a Investigação-Ação pode conduzir a uma escola eficaz na medida em que promove o desenvolvimento quer das práticas educativas dos professores quer o exercício da liderança educacional.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSantos, José Rui - A investigação-ação e o desenvolvimento de práticas educativas e de liderança educacional conducentes à eficácia nas escolas. In Oliveira, Isolina; Henriques, Susana org. - "Investigação-ação em práticas de liderança educacional" [Em linha]. [Lisboa]: Universidade Aberta, 2017. ISBN 9789726748106. p. 123-138pt_PT
dc.identifier.isbn9789726748106
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8713
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta de Portugalpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://resellers.euebooks.com/uab/book/investigacao-acao-em-praticas-de-lideranca-educacional/V0JK4Vpt_PT
dc.subjectEficácia nas escolaspt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectLiderança educacionalpt_PT
dc.subjectPráticas educativaspt_PT
dc.titleA investigação-ação e o desenvolvimento de práticas educativas e de liderança educacional conducentes à eficácia nas escolaspt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage138pt_PT
oaire.citation.startPage123pt_PT
oaire.citation.titleInvestigação-Ação em Práticas de Liderança Educacionalpt_PT
person.familyNameSantos
person.givenNameJosé Rui
person.identifierV-8556-2018
person.identifier.ciencia-idD21A-97C9-C219
person.identifier.orcid0000-0001-7571-7012
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationaa325cf1-8072-4230-a0ae-ed6025d87f66
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryaa325cf1-8072-4230-a0ae-ed6025d87f66

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
JoseRuiSantos_A_inestigacao-acao.pdf
Size:
4.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: