Publication
A investigação-ação e o desenvolvimento de práticas educativas e de liderança educacional conducentes à eficácia nas escolas
dc.contributor.author | Santos, José Rui | |
dc.date.accessioned | 2019-11-05T15:04:30Z | |
dc.date.available | 2019-11-05T15:04:30Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | A Investigação-Ação, mal aceite nos círculos científicos à data do seu aparecimento mais preocupados com critérios de cientificidade distantes de interpretações naturalistas e de ideologias, constituiu-se como que o parente pobre das metodologias de investigação. Hoje, o panorama é substancialmente diferente, assistindo-se a um desvanecimento dessa espécie de fobia positivista e empirista, durante anos dominante, a tudo o que era qualitativo e interpretativo e ao crescimento do uso deste tipo de metodologia de investigação sobretudo no campo educacional. A Investigação-Ação é, na verdade, cada vez mais utilizada em educação, dado possibilitar aos investigadores agirem sobre um problema real, tentando resolvê-lo à medida que vai sendo estudado, existindo uma interação constante entre o sujeito e os objetos de estudo e podendo ser levada a cabo por um professor na sua própria sala de aula. Existe, então, uma relação muito próxima entre a metodologia da Investigação-Ação e o terreno educativo, sendo esta apresentada por vários autores como a metodologia privilegiada pelo professor-investigador e como aquela que valoriza sobretudo a prática, ou seja, o mundo em que o professor se move e que almeja compreender cada vez mais e melhor, existindo, assim, uma relação dialética entre a prática e o conceito de reflexão. Neste artigo procura-se mostrar como a Investigação-Ação pode conduzir a uma escola eficaz na medida em que promove o desenvolvimento quer das práticas educativas dos professores quer o exercício da liderança educacional. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Santos, José Rui - A investigação-ação e o desenvolvimento de práticas educativas e de liderança educacional conducentes à eficácia nas escolas. In Oliveira, Isolina; Henriques, Susana org. - "Investigação-ação em práticas de liderança educacional" [Em linha]. [Lisboa]: Universidade Aberta, 2017. ISBN 9789726748106. p. 123-138 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9789726748106 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/8713 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Aberta de Portugal | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://resellers.euebooks.com/uab/book/investigacao-acao-em-praticas-de-lideranca-educacional/V0JK4V | pt_PT |
dc.subject | Eficácia nas escolas | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Liderança educacional | pt_PT |
dc.subject | Práticas educativas | pt_PT |
dc.title | A investigação-ação e o desenvolvimento de práticas educativas e de liderança educacional conducentes à eficácia nas escolas | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 138 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 123 | pt_PT |
oaire.citation.title | Investigação-Ação em Práticas de Liderança Educacional | pt_PT |
person.familyName | Santos | |
person.givenName | José Rui | |
person.identifier | V-8556-2018 | |
person.identifier.ciencia-id | D21A-97C9-C219 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7571-7012 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | aa325cf1-8072-4230-a0ae-ed6025d87f66 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | aa325cf1-8072-4230-a0ae-ed6025d87f66 |