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Abstract(s)
A Investigação-Ação, mal aceite nos círculos científicos à data do seu aparecimento mais
preocupados com critérios de cientificidade distantes de interpretações naturalistas e de
ideologias, constituiu-se como que o parente pobre das metodologias de investigação.
Hoje, o panorama é substancialmente diferente, assistindo-se a um desvanecimento
dessa espécie de fobia positivista e empirista, durante anos dominante, a tudo o que
era qualitativo e interpretativo e ao crescimento do uso deste tipo de metodologia de
investigação sobretudo no campo educacional. A Investigação-Ação é, na verdade, cada
vez mais utilizada em educação, dado possibilitar aos investigadores agirem sobre um
problema real, tentando resolvê-lo à medida que vai sendo estudado, existindo uma
interação constante entre o sujeito e os objetos de estudo e podendo ser levada a cabo por
um professor na sua própria sala de aula. Existe, então, uma relação muito próxima entre
a metodologia da Investigação-Ação e o terreno educativo, sendo esta apresentada por
vários autores como a metodologia privilegiada pelo professor-investigador e como aquela
que valoriza sobretudo a prática, ou seja, o mundo em que o professor se move e que
almeja compreender cada vez mais e melhor, existindo, assim, uma relação dialética entre
a prática e o conceito de reflexão. Neste artigo procura-se mostrar como a Investigação-Ação pode conduzir a uma escola eficaz na medida em que promove o desenvolvimento
quer das práticas educativas dos professores quer o exercício da liderança educacional.
Description
Keywords
Eficácia nas escolas Investigação-ação Liderança educacional Práticas educativas
Pedagogical Context
Citation
Santos, José Rui - A investigação-ação e o desenvolvimento de práticas educativas e de liderança educacional conducentes à eficácia nas escolas. In Oliveira, Isolina; Henriques, Susana org. - "Investigação-ação em práticas de liderança educacional" [Em linha]. [Lisboa]: Universidade Aberta, 2017. ISBN 9789726748106. p. 123-138
Publisher
Universidade Aberta de Portugal