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Authors
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Abstract(s)
O crescente reconhecimento da Avaliação Externa das Escolas como um mecanismo impulsionador da melhoria dos sistemas educativos traz à colação a importância nevrálgica das lideranças intermédias na implementação de dinâmicas curriculares conducentes a uma maior qualidade do
ensino-aprendizagem. Esta comunicação apresenta os resultados parciais de um projeto de
investigação, em que se visou perceber a relação que as lideranças intermédias estabelecem entre a
avaliação externa das escolas e a melhoria das práticas curriculares, mediante a potenciação dos
pontos fortes e inventariação de estratégias conducentes a reverter as fragilidades apontadas no
relatório da IGEC ou, eventualmente, se se converteu em matéria arquival. A análise dos dados
qualitativos, recolhidos através de entrevistas semiestruturadas a doze líderes intermédios de duas
escolas que fizeram parte do projeto-piloto, intervencionadas no 1º e 2º ciclos da AEE, remete para
uma dualidade de efeitos: numa escola a AEE induziu a reflexão sistemática do caminho que estão a
fazer (autoavaliação) e do que querem ou podem construir (plano de melhoria) e, inversamente, na outra escola, o efeito situa-se ao nível exógeno do discurso, sem tradução mimética nas práticas
curriculares.
Description
Keywords
Avaliação externa Práticas curriculares Lideranças intermédias
Citation
Machado, Graça; Seabra, Filipa - Repercussões da avaliação externa das escolas nas práticas curriculares das lideranças intermédias. In Colóquio sobre questões curriculares, 11, Braga, 2014 / Colóquio luso-brasileiro de questões curriculares, 5, Braga, 2014 / Colóquio luso-afro-brasileiro sobre questões curriculares, 1, Braga, 2014 - "Currículo na contemporaneidade [Em linha] : internacionalização e contextos locais : atas". Organizado por António Flávio Moreira [et al.]. Braga : Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2014. ISBN 978-989-8525-37-6. p. 232-238
Publisher
Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação (CIEd)