Repository logo
 
Publication

Educação a distância em foco: elementos essenciais para a qualidade da modalidade sob a perspetiva

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdades
dc.contributor.authorFonseca, Maria Aparecida Rodrigues
dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.contributor.authorAlves, Jeferson Lisboa
dc.date.accessioned2025-07-16T11:13:39Z
dc.date.available2025-07-16T11:13:39Z
dc.date.issued2025
dc.descriptionO artigo integra um Dossiê especial com o tema: “Técnica Delphi nas áreas de Educação e Linguagens”.
dc.description.abstractEste artigo analisa criticamente os fundamentos que sustentam a qualidade da educação superior a distância, com base em estudo desenvolvido no âmbito da Rede de Pesquisa em Educação a Distância Brasil Internacional. A pesquisa adotou a técnica Delphi, aplicada por especialistas de Moçambique, Argentina, México, Honduras, Brasil e Portugal, com o objetivo de identificar os elementos estruturantes da qualidade da modalidade. Os resultados revelam significativa convergência em torno de aspectos como infraestrutura tecnológica adequada, práticas pedagógicas qualificadas, políticas de inclusão digital, formação docente contínua e institucionalização sólida da Educação a Distância (EaD). Apesar das especificidades culturais e institucionais de cada país, observa-se que esses elementos são reconhecidos como centrais na consolidação da modalidade. A análise, no entanto, aponta que a qualidade da EaD não pode ser dissociada das disputas em torno dos projetos de sociedade, sendo marcada por tensões entre a lógica mercantil e o compromisso com a emancipação dos sujeitos. Conclui-se que a legitimação de uma qualidade social da EaD exige políticas públicas articuladas, ancoradas na equidade, na valorização da formação docente e na promoção de práticas pedagógicas transformadoras.por
dc.description.abstractThe article Distance Education in Focus: Pedagogical Aspects and Other Essential Elements for the Quality of the Modality from the Delphi Perspective critically analyzes the foundations that sustain the quality of higher distance education, based on a study conducted within the scope of the Brazil International Distance Education Research Network. The research employed the Delphi technique, applied to specialists from Moçambique, Argentina, México, Honduras, Brasil e Portugal, aiming to identify the structural elements of quality in this modality. The results reveal significant convergence around aspects such as adequate technological infrastructure, qualified pedagogical practices, effective digital inclusion policies, continuous teacher training, and a solid institutionalization of distance education. Despite the cultural and institutional specificities of each country, these elements are recognized as central to the consolidation of the modality. The analysis, however, emphasizes that the quality of distance education cannot be dissociated from broader societal disputes, being marked by tensions between a market-oriented logic and a commitment to the emancipation of subjects. It concludes that the legitimation of socially grounded quality in distance education requires articulated public policies anchored in equity, the valorization of teacher education, and the promotion of transformative pedagogical practices.eng
dc.identifier.citationFonseca, M. A. R., Henriques, S., Alves, J. L. (2025). Educação a Distância em foco: elementos essenciais para a qualidade da modalidade sob a perspetiva Delphi. REVELLI, 17, e-202519.
dc.identifier.issn1984-6576
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/20042
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Inhumas
dc.relation.hasversionhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revelli
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectInfraestrutura tecnológica. Práticas pedagógicas. Inclusão digital. Formação docente. Qualidade social
dc.subjectTechnological Infrastructure. Pedagogical Practices. Digital Inclusion. Teacher Education. Social Quality
dc.titleEducação a distância em foco: elementos essenciais para a qualidade da modalidade sob a perspetivapor
dc.title.alternativeDistance education in focus: essential elements for quality in the modality from a delphi perspectiveeng
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleREVELLI
oaire.citation.volume17
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameFonseca
person.familyNameHenriques
person.givenNameMaria Aparecida Rodrigues
person.givenNameSusana
person.identifier1730761
person.identifier.ciencia-id6411-F538-EA4A
person.identifier.orcid0000-0003-3526-0227
person.identifier.orcid0000-0002-7506-1401
person.identifier.scopus-author-id54420026300
relation.isAuthorOfPublication9dd6cdec-a4ab-4fd3-97ea-598a1c5de339
relation.isAuthorOfPublication7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2025-Educação a Distância em foco - elementos essenciais para a qualidade sob a perspetiva Delphi.pdf
Size:
323.42 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: