Repository logo
 
Publication

Participação feminina em ciências, tecnologias, engenharias e matemáticas, no Ensino Superior em Moçambique

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg05:Igualdade de Géneropt_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorParbato, Danilo
dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.contributor.authorCaeiro, Sandra
dc.date.accessioned2024-07-01T11:16:08Z
dc.date.available2024-07-01T11:16:08Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO tema sobre a participação feminina no ensino superior (ES) em Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas (STEM) já conta com alguma revisão sistemática da literatura e mapeamento em resposta a algumas perguntas, destacando-se as duas seguintes: (i) Que estudos existem sobre a diferença de género em relação à escolha do ES na área STEM e (ii) Como os papéis e estereótipos de género influenciam a tomada de decisões relacionadas ao ES. O ES em Moçambique, com 60 anos de história celebrados em 2022, tem sido desenvolvido numa distribuição regional histórica (i) de desigualdade na oferta de vagas e (ii) de benefício de instalação de mais instituições de boa reputação nacional apenas na região sul do país. Orientado ainda por um Plano Estratégico não renovado, de 2012 – 2020, contava com 237.777 estudantes, segundo dados de 2020 da Direcção Nacional de Ensino Superior (DNES) e é constituído por 56 instituições de ensino superior (IES), 22 públicas e 34 privadas, distinguindo-se em universidades, academias e institutos superiores e politécnicos. Dada a sua dimensão e por se tratar de um pais em desenvolvimento, torna--se importante estudá-lo, buscando colaborar para a produção de possíveis respostas para a primeira pergunta “sobre a diferença de género em relação à escolha do ES na área STEM”, orientado pelo objectivo geral de analisar o acesso ao ES em Moçambique quanto à equidade de género e à participação feminina em STEM e tendo como objectivos específicos os de (i) distinguir de entre os desafios do acesso ao ES em Moçambique o da equidade de género e (ii) caracterizar o desafio da participação feminina em STEM no ES em Moçambique.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationParbato, D. Henriques, S., Caeiro, S. (2024). Participação Feminina em Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas, no Ensino Superior em Mçambique. In V. H. N. Oliveira, S. Henriques, C- P. Vieira (Orgs). Juventudes em Português: expressões juvenis de língua portuguesa (74-89). Arco Editores. https://doi.org/10.48209/978-65-5417-251-3pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.48209/978-65-5417-251-3pt_PT
dc.identifier.isbn978-65-5417-251-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16194
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherArcopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://96abf9fb-a2b4-4f23-8e8b-68d6bbf54168.usrfiles.com/ugd/96abf9_c010103fd60f48fcbfbd100c755a7a0b.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectParticipação feminina no Ensino Superiorpt_PT
dc.subjectSTEM - Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticaspt_PT
dc.subjectMoçambiquept_PT
dc.titleParticipação feminina em ciências, tecnologias, engenharias e matemáticas, no Ensino Superior em Moçambiquept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSanta Maria, Rio Grande do Sul, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage89pt_PT
oaire.citation.startPage74pt_PT
oaire.citation.titleJuventudes em português: expressões juvenis de língua portuguesapt_PT
person.familyNameHenriques
person.familyNameCaeiro
person.givenNameSusana
person.givenNameSandra
person.identifier1730761
person.identifier587808
person.identifier.ciencia-id6411-F538-EA4A
person.identifier.ciencia-id8515-398A-D241
person.identifier.orcid0000-0002-7506-1401
person.identifier.orcid 0000-0002-6079-3554
person.identifier.ridK-3886-2014
person.identifier.scopus-author-id54420026300
person.identifier.scopus-author-id6603297853
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9
relation.isAuthorOfPublicatione2a8250a-8f09-4f11-a04e-1a3056644ff3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2024_Participação feminina em STEM no ES em Moçambique.pdf
Size:
4.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: