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A descrição parametrizada da imagem para um eLearning acessível e inclusivo

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdades
dc.contributor.advisorMendes, António Quintas
dc.contributor.authorFrancisco, Maria Manuela Amado da Silva
dc.date.accessioned2016-02-29T15:43:33Z
dc.date.available2016-02-29T15:43:33Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionTese de Doutoramento em Educação, na especialidade de Educação a Distância e Elearning apresentada à Universidade Abertapt_PT
dc.description.abstractConsiderando que os conteúdos educativos digitais e os ambientes virtuais recorrem frequentemente a imagens que assumem diversas funções, é necessário descrever estes elementos para que possam ser percecionados por quem não tem acesso visual aos mesmos. Apesar das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) explicarem as questões técnicas relativas aos alternativos textuais e darem sugestões de como descrever, a maioria das imagens não é descrita ou apresenta texto alternativo inútil. Assim, colocam-se 2 problemas: o que descrever e que descrição é mais eficaz para quem não tem contacto visual com a imagem. Face a esta problemática, este estudo apresenta uma matriz para descrever uma imagem digital em contexto de eLearning. Para validar esta matriz foram escolhidas 2 imagens, uma da categoria “Pessoas” e outra da categoria “Arquitetura”. Foi solicitada a descrição destas imagens a 2 grupos de “descritores”, 32 descreveram as imagens com base nos parâmetros encontrados (a matriz) e 34 sujeitos descreveram as imagens de forma livre. Das descrições obtidas com base na matriz elaborou-se uma descrição parametrizada com base na frequência de palavras, para a qual se desenvolveram testes de “memória”, “preferência” e “correspondência”, procurando verificar a sua eficácia. Para verificar esta eficácia de forma comparativa foram desenhados os mesmos testes com uma das descrições livres. Estes testes teriam de ser realizados por 2 grupos: um grupo que não utiliza a função visual e um grupo que utiliza a função visual. Elaborou-se um questionário de perfil para identificar os sujeitos que seriam incluídos nestes 2 grupos criados na plataforma Moodle. Foram envolvidos 23 sujeitos que não utilizam a função visual (com cegueira congénita e cegueira adquirida) e que realizaram os testes de memória auditiva e de preferência; e 97 sujeitos que utilizam a função visual (sem deficiência visual, com deficiência visual moderada e severa), sendo que metade realizou os mesmos testes que o grupo que não utiliza a função visual e a outra metade realizou os testes de correspondência e memória visual. Dos resultados obtidos podemos concluir que a descrição segundo os parâmetros apresentados é mais eficaz que a descrição “livre” e vai ao encontro da preferência dos indivíduos que não utilizam a função visual ou não têm contacto visual com a imagem.pt_PT
dc.description.abstractWhereas the educational content and virtual environments often use pictures, which assume different functions, it is necessary to describe these elements so that they can be perceived by those who do not have visual access to them. Despite the Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) explain technical issues relating to alternative text and give suggestions of how to describe; most images are not described or present useless alternate text. Thus, there are 2 problems: what to describe and which is for those who do not have visual contact with the image the most effective description. Faced with this problem, this study presents a matrix - a set of parameters to describe a digital image in the eLearning context. To validate these parameters were chosen 2 images, one of the "People" category and another of "Architecture" category. It was requested to 2 groups of "descriptors" to describe these images; 32 described the images based on the parameters (the matrix) and 34 subjects described the images freely. With the descriptions obtained based on the matrix, devised a parameterized description based on the frequency of words and for which we have developed some “memory”, “preference” and “match” tests, seeking to verify their effectiveness. To verify this effectiveness in a comparative way we draw the same tests with one of the free descriptions. These tests would have to be performed by 2 groups: one group that does not use the visual function and a group that uses the visual function. A questionnaire was elaborated to identify subjects that would be included in these 2 groups created on Moodle platform. 23 subjects who do not use the visual function (with congenital blindness and acquired blindness) were involved and performed the tests of auditory memory and preferably; and 97 subjects who use the visual function (without visual impairment, with moderate and severe visual impairment) were enrolled in the other group, half held the same tests that the group that does not use the visual function and the other half held the matching tests and visual memory. With the obtained results we can conclude that the description according to the parameters presented is more effective than "free" description and goes to meet the preference of individuals that do not use the visual function or do not have visual contact with the image.pt_PT
dc.identifier.citationFrancisco, Maria Manuela Amado da Silva - A descrição parametrizada da imagem para um eLearning acessível e inclusivo [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2015. 2 vol.pt_PT
dc.identifier.tid101434065
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/4957
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino a distânciapt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectAcessibilidadespt_PT
dc.subjectCegueirapt_PT
dc.subjectImagempt_PT
dc.subjectTecnologia digitalpt_PT
dc.subjectDoenças ocularespt_PT
dc.subjectAccessibilitypt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectVisual disabilitypt_PT
dc.subjectImage descriptionpt_PT
dc.titleA descrição parametrizada da imagem para um eLearning acessível e inclusivopt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT

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