Publication
Utilização pedagógica de mapas mentais e de mapas conceptuais
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Carlos Tavares | |
dc.contributor.author | Marques, António Manuel de Miranda | |
dc.date.accessioned | 2009-02-18T11:38:00Z | |
dc.date.available | 2009-02-18T11:38:00Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Expressão Gráfica, Cor e Imagem apresentado à Universidade Aberta | |
dc.description.abstract | Este trabalho descreve a utilização de mapas conceptuais e de mapas mentais na Educação, explicitando as vantagens tanto para alunos como para professores no âmbito do processo de aprendizagem. Os mapas conceptuais e os mapas mentais são apresentados como sistemas facilitadores das aprendizagens pelo apoio que constituem em processos de análise e de compreensão de ideias e conteúdos. Em seguida procedese à fundamentação de como os mapas mentais e os mapas conceptuais contribuem para a edificação de uma melhor estrutura cognitiva dos estudantes, com o consequente aumento de eficácia nos seus resultados escolares. Destaca-se também, em que medida o recurso à organização de informação com carácter gráfico aliada à expressão escrita pode trazer uma abordagem inovadora para o processo de ensino-aprendizagem como sendo bem aceite pelos estudantes inclusivamente pelo seu carácter lúdico – quase como se de um jogo se tratasse. Por fim, são apresentados exemplos de situações concretas relativas a actividades desenvolvidas e aplicadas no quotidiano escolar de alunos e professores. | en |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/1259 | |
dc.language.iso | por | en |
dc.subject | Aprendizagem | en |
dc.subject | Processos de aprendizagem | en |
dc.subject | Mapas conceptuais | en |
dc.subject | Cognição | en |
dc.title | Utilização pedagógica de mapas mentais e de mapas conceptuais | en |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | en |
rcaap.type | masterThesis | en |