Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Utilização pedagógica de mapas mentais e de mapas conceptuais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MMC Utilização Pedagógica.pdf36.28 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este trabalho descreve a utilização de mapas conceptuais e de mapas mentais na Educação, explicitando as vantagens tanto para alunos como para professores no âmbito do processo de aprendizagem. Os mapas conceptuais e os mapas mentais são apresentados como sistemas facilitadores das aprendizagens pelo apoio que constituem em processos de análise e de compreensão de ideias e conteúdos. Em seguida procedese à fundamentação de como os mapas mentais e os mapas conceptuais contribuem para a edificação de uma melhor estrutura cognitiva dos estudantes, com o consequente aumento de eficácia nos seus resultados escolares. Destaca-se também, em que medida o recurso à organização de informação com carácter gráfico aliada à expressão escrita pode trazer uma abordagem inovadora para o processo de ensino-aprendizagem como sendo bem aceite pelos estudantes inclusivamente pelo seu carácter lúdico – quase como se de um jogo se tratasse. Por fim, são apresentados exemplos de situações concretas relativas a actividades desenvolvidas e aplicadas no quotidiano escolar de alunos e professores.

Description

Dissertação de Mestrado em Expressão Gráfica, Cor e Imagem apresentado à Universidade Aberta

Keywords

Aprendizagem Processos de aprendizagem Mapas conceptuais Cognição

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue