Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
36.28 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho descreve a utilização de mapas conceptuais e de mapas mentais na
Educação, explicitando as vantagens tanto para alunos como para professores no âmbito
do processo de aprendizagem. Os mapas conceptuais e os mapas mentais são
apresentados como sistemas facilitadores das aprendizagens pelo apoio que constituem
em processos de análise e de compreensão de ideias e conteúdos. Em seguida procedese
à fundamentação de como os mapas mentais e os mapas conceptuais contribuem para
a edificação de uma melhor estrutura cognitiva dos estudantes, com o consequente
aumento de eficácia nos seus resultados escolares. Destaca-se também, em que medida
o recurso à organização de informação com carácter gráfico aliada à expressão escrita
pode trazer uma abordagem inovadora para o processo de ensino-aprendizagem como
sendo bem aceite pelos estudantes inclusivamente pelo seu carácter lúdico – quase como
se de um jogo se tratasse. Por fim, são apresentados exemplos de situações concretas
relativas a actividades desenvolvidas e aplicadas no quotidiano escolar de alunos e
professores.
Description
Dissertação de Mestrado em Expressão Gráfica, Cor e Imagem apresentado à Universidade Aberta
Keywords
Aprendizagem Processos de aprendizagem Mapas conceptuais Cognição