Repository logo
 
Publication

Microsoft Teams no ensino básico e secundário: um projeto inovador de formação

dc.contributor.authorCosta, Luís Filipe de Amaral
dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.date.accessioned2022-09-14T09:56:03Z
dc.date.available2022-09-14T09:56:03Z
dc.date.issued2022
dc.descriptionProdução científica integrada na investigação do Mestrado em Pedagogia do eLearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito do LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta.pt_PT
dc.description.abstractA pandemia obrigou as instituições educativas a substituir os ambientes face-a-face por ambientes a distância, assumindo a designação de Ensino Remoto de Emergência. É neste contexto que a formação de professores que se apresenta neste texto emergiu como elemento crucial para mitigar as dificuldades que os docentes sentiram naquele período. Assim, identificamos a ação de formação “Microsoft Teams aplicado à docência” enquanto atividade resultante de um projeto direcionado aos professores de um agrupamento de escolas da ilha de S. Miguel, nos Açores. Após perspetivarmos a contextualização teórica que suporta a formação e a contextualização metodológica, posteriormente focamos a ação de formação, especificando o contexto, a caracterização e a sinopse das sessões respetivas. Tendo-se demonstrado a sua relevância, e não apenas por motivos determinados pela situação pandémica, é possível concluir que o projeto inovador de formação constitui também um contributo no âmbito dos planos de transição digital, incluindo a nível nacional.pt_PT
dc.description.abstractThe pandemic forced educational institutions to replace face-to-face environments with distance environments, assuming the designation of Emergency Remote Teaching. It is in this context that the teacher training presented in this text emerged, as a crucial element to mitigate the difficulties that teachers felt in that period. Thus, the training action “Microsoft Teams applied to teaching” is an activity resulting from a project aimed at teachers from a group of schools on the island of S. Miguel, in the Azores, Portugal. After focusing on the theoretical and the methodological frameworks, which support the teacher training, we then focus on the training action, specifying its context, characterization and sessions. Having demonstrated its relevance, and not only for reasons determined by the pandemic situation, it is possible to conclude that the innovative training project also constitutes a contribution within the scope of the digital transition plans, including at a national level.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCosta, L.; Cardoso, T. & Pestana, F. (2022). Microsoft Teams no ensino básico e secundário: um projeto inovador de formação. V. Gonçalves, A. Garcia-Valcárel, J. Moreira, P. Cuevas & M. Patrício (Edt.) VIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC - ietic2022: Livro de atas, pp. 32-45. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança.pt_PT
dc.identifier.doi10.34620/ietic.2022pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-293-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12154
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/25454pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMicrosoft Teamspt_PT
dc.subjectFormação contínua de professorespt_PT
dc.subjectEnsino básico e secundáriopt_PT
dc.subjectConfinamento pandémico da COVID-19pt_PT
dc.subjectTransição digitalpt_PT
dc.subjectContinuous teacher trainingpt_PT
dc.subjectPrimary and secondary educationpt_PT
dc.subjectCOVID-19 pandemic confinementpt_PT
dc.subjectDigital transitionpt_PT
dc.titleMicrosoft Teams no ensino básico e secundário: um projeto inovador de formaçãopt_PT
dc.title.alternativeMicrosoft Teams in basic and secondary school: an innovative teaching training projectpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragançapt_PT
oaire.citation.endPage45pt_PT
oaire.citation.startPage32pt_PT
oaire.citation.titleVIII Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC - ietic2022pt_PT
person.familyNameCosta
person.familyNameCardoso
person.familyNamePestana
person.givenNameLuís
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.givenNameFilomena
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-id7E1E-4858-F863
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.orcid0000-0003-3758-9050
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication56c33af6-3767-449d-81bf-5165ed399c03
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Costa_Cardoso_Pestana_Atas_ ieTIC2022.pdf
Size:
629.89 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: