Repository logo
 
Publication

A experiência dos diplomados em educação da Universidade Aberta e o papel da educação a distância nas literacias digitais de aultos

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg03:Saúde de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorNeves, Claudia
dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.date.accessioned2020-05-27T16:25:53Z
dc.date.available2020-05-27T16:25:53Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO presente artigo centra-se nos percursos e condições de vida dos estudantes da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta (UAb), que realizam os seus estudos superiores a distância, na idade adulta, a trabalhar a tempo inteiro. O objetivo principal é procurar conhecer os seus projetos de futuro e o impacto desta licenciatura (realizada numa universidade a distância) nas várias dimensões das suas vidas, pessoais e profissionais. Os dados apresentados e analisados resultam da aplicação de um inquérito por questionário, no ano de 2015 e no ano de 2017, construído no âmbito do Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta. As conclusões apontam para um elevado nível de satisfação, por parte dos estudantes, com a realização da licenciatura em eLearning destacando-se aspetos relacionados com a capacidade de autorregulação da sua aprendizagem, mas também aspetos que apelam a uma dimensão colaborativa.pt_PT
dc.description.abstractThis article focuses on the pathways and living conditions of mature adult full-time working students of the Open Portuguese University (UAb), that have a Degree in Education,who undertake their studies at a distance university. The main objective is to seek to know their future projects and the impact of this degree (held at a distance university) on the various dimensions of their lives, personal and professionally. The data presented and analyzed resultsfrom the application of a questionnaire survey, applied in 2015 and in 2017, which was built within the Observatory of Professional and Life Pathways of Graduates of the Open University. The conclusions point to a high level of student satisfaction with the completion of the eLearning degree, highlighting aspects related to the self-regulation capacity of their learning, but also aspects that call for a collaborative dimension.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn1983-2664
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9730
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Fedral do Rio de Janeiro. Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ/Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)/Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED)/Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental – GEApt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=1101&path%5B%5D=885pt_PT
dc.subjectEducação a distânciapt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectLiteracia digitalpt_PT
dc.subjectDiplomados ensino superiorpt_PT
dc.subjectDistance learningpt_PT
dc.subjectDigital literacypt_PT
dc.subjectHigher education graduatespt_PT
dc.titleA experiência dos diplomados em educação da Universidade Aberta e o papel da educação a distância nas literacias digitais de aultospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRio de Janeiro, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage225pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage180pt_PT
oaire.citation.titleEducaOnlinept_PT
oaire.citation.volume14pt_PT
person.familyNameNeves
person.familyNameHenriques
person.givenNameClaudia
person.givenNameSusana
person.identifier1730761
person.identifier.ciencia-idF514-767E-6474
person.identifier.ciencia-id6411-F538-EA4A
person.identifier.orcid0000-0002-8175-4749
person.identifier.orcid0000-0002-7506-1401
person.identifier.scopus-author-id34977273500
person.identifier.scopus-author-id54420026300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication13c8bba3-2fe6-4e5c-9264-83cf060de51c
relation.isAuthorOfPublication7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9

Files