Publication
A experiência dos diplomados em educação da Universidade Aberta e o papel da educação a distância nas literacias digitais de aultos
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 03:Saúde de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Neves, Claudia | |
dc.contributor.author | Henriques, Susana | |
dc.date.accessioned | 2020-05-27T16:25:53Z | |
dc.date.available | 2020-05-27T16:25:53Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | O presente artigo centra-se nos percursos e condições de vida dos estudantes da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta (UAb), que realizam os seus estudos superiores a distância, na idade adulta, a trabalhar a tempo inteiro. O objetivo principal é procurar conhecer os seus projetos de futuro e o impacto desta licenciatura (realizada numa universidade a distância) nas várias dimensões das suas vidas, pessoais e profissionais. Os dados apresentados e analisados resultam da aplicação de um inquérito por questionário, no ano de 2015 e no ano de 2017, construído no âmbito do Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta. As conclusões apontam para um elevado nível de satisfação, por parte dos estudantes, com a realização da licenciatura em eLearning destacando-se aspetos relacionados com a capacidade de autorregulação da sua aprendizagem, mas também aspetos que apelam a uma dimensão colaborativa. | pt_PT |
dc.description.abstract | This article focuses on the pathways and living conditions of mature adult full-time working students of the Open Portuguese University (UAb), that have a Degree in Education,who undertake their studies at a distance university. The main objective is to seek to know their future projects and the impact of this degree (held at a distance university) on the various dimensions of their lives, personal and professionally. The data presented and analyzed resultsfrom the application of a questionnaire survey, applied in 2015 and in 2017, which was built within the Observatory of Professional and Life Pathways of Graduates of the Open University. The conclusions point to a high level of student satisfaction with the completion of the eLearning degree, highlighting aspects related to the self-regulation capacity of their learning, but also aspects that call for a collaborative dimension. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1983-2664 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/9730 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Fedral do Rio de Janeiro. Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ/Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV)/Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED)/Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental – GEA | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=1101&path%5B%5D=885 | pt_PT |
dc.subject | Educação a distância | pt_PT |
dc.subject | Elearning | pt_PT |
dc.subject | Literacia digital | pt_PT |
dc.subject | Diplomados ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Distance learning | pt_PT |
dc.subject | Digital literacy | pt_PT |
dc.subject | Higher education graduates | pt_PT |
dc.title | A experiência dos diplomados em educação da Universidade Aberta e o papel da educação a distância nas literacias digitais de aultos | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Rio de Janeiro, Brasil | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 225 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 180 | pt_PT |
oaire.citation.title | EducaOnline | pt_PT |
oaire.citation.volume | 14 | pt_PT |
person.familyName | Neves | |
person.familyName | Henriques | |
person.givenName | Claudia | |
person.givenName | Susana | |
person.identifier | 1730761 | |
person.identifier.ciencia-id | F514-767E-6474 | |
person.identifier.ciencia-id | 6411-F538-EA4A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8175-4749 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7506-1401 | |
person.identifier.scopus-author-id | 34977273500 | |
person.identifier.scopus-author-id | 54420026300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 13c8bba3-2fe6-4e5c-9264-83cf060de51c | |
relation.isAuthorOfPublication | 7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9 |