Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Aquisição e aprendizagem da morfologia e morfossintaxe verbal pelos falantes de herança das comunidades imigrantes na Suíça

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Luz Silva & Batoréo 2017.pdf684.9 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente estudo, baseado em Silva (2012), foca o processo de aquisição e aprendizagem da competência morfológica e morfossintática, com enfoque na morfologia e morfossintaxe verbal, em aprendentes de um Curso de Língua e Cultura Portuguesas na Suíça de expressão alemã, isto é, falantes de herança (cf. Barbosa e Flores 2011). O grupo da amostra é constituído por 24 sujeitos, com as idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, que nasceram na Suíça ou vieram com tenra idade para o país, tendo adquirido o Português Europeu em contexto de imersão, no ambiente familiar, e em contexto formal de aprendizagem de Português Língua Não-Materna (PLNM) na Suíça, no âmbito do subsistema do Ensino Português no Estrangeiro, ao atingirem a idade escolar. As produções linguísticas a partir das quais foi constituído o corpus que sustentou a análise do desempenho dos aprendentes foram as narrativas orais provocadas com base em dois estímulos visuais, a História do Cavalo e a História do Gato de Maya Hickmann (1995) (apud Batoréo [1996] 2000: 824-825). O nosso objetivo é examinar o desempenho e o desenvolvimento de crianças adquirindo o português europeu (PE) em contexto plurilingue e, com base numa análise descritiva, verificar a evolução no referido domínio nas faixas etárias compreendidas entre os 6 e os 10 anos, comparativamente à produção de falantes adultos nativos (língua alvo). Os resultados, que interpretamos como reflexo de um processo de desenvolvimento linguístico e cognitivo, demonstram a tendência gradual na aproximação à gramática da língua alvo adulta do PE.

Description

Edição actualizada do livro publicado em 2015.

Keywords

Aquisição do português europeu Aquisição e desenvolvimento da linguagem Aquisição da competência morfológica e morfossintática PLH - Português Língua de Herança Português Língua Não-Materna (PLNM)

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue