Publication
Aquisição e aprendizagem da morfologia e morfossintaxe verbal pelos falantes de herança das comunidades imigrantes na Suíça
dc.contributor.author | Silva, Maria da Luz Santos | |
dc.contributor.author | Batoréo, Hanna | |
dc.date.accessioned | 2020-02-20T10:45:13Z | |
dc.date.available | 2020-02-20T10:45:13Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description | Edição actualizada do livro publicado em 2015. | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente estudo, baseado em Silva (2012), foca o processo de aquisição e aprendizagem da competência morfológica e morfossintática, com enfoque na morfologia e morfossintaxe verbal, em aprendentes de um Curso de Língua e Cultura Portuguesas na Suíça de expressão alemã, isto é, falantes de herança (cf. Barbosa e Flores 2011). O grupo da amostra é constituído por 24 sujeitos, com as idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, que nasceram na Suíça ou vieram com tenra idade para o país, tendo adquirido o Português Europeu em contexto de imersão, no ambiente familiar, e em contexto formal de aprendizagem de Português Língua Não-Materna (PLNM) na Suíça, no âmbito do subsistema do Ensino Português no Estrangeiro, ao atingirem a idade escolar. As produções linguísticas a partir das quais foi constituído o corpus que sustentou a análise do desempenho dos aprendentes foram as narrativas orais provocadas com base em dois estímulos visuais, a História do Cavalo e a História do Gato de Maya Hickmann (1995) (apud Batoréo [1996] 2000: 824-825). O nosso objetivo é examinar o desempenho e o desenvolvimento de crianças adquirindo o português europeu (PE) em contexto plurilingue e, com base numa análise descritiva, verificar a evolução no referido domínio nas faixas etárias compreendidas entre os 6 e os 10 anos, comparativamente à produção de falantes adultos nativos (língua alvo). Os resultados, que interpretamos como reflexo de um processo de desenvolvimento linguístico e cognitivo, demonstram a tendência gradual na aproximação à gramática da língua alvo adulta do PE. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | FCT, no âmbito da investigação desenvolvida no âmbito do CLUNL - Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-752-258-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/9348 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Lidel | pt_PT |
dc.subject | Aquisição do português europeu | pt_PT |
dc.subject | Aquisição e desenvolvimento da linguagem | pt_PT |
dc.subject | Aquisição da competência morfológica e morfossintática | pt_PT |
dc.subject | PLH - Português Língua de Herança | pt_PT |
dc.subject | Português Língua Não-Materna (PLNM) | pt_PT |
dc.title | Aquisição e aprendizagem da morfologia e morfossintaxe verbal pelos falantes de herança das comunidades imigrantes na Suíça | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 68 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 55 | pt_PT |
oaire.citation.title | Teorias e Usos Linguísticos. Aplicações ao Português Língua Não Materna | pt_PT |
person.familyName | Batoréo | |
person.givenName | Hanna | |
person.identifier.ciencia-id | 2814-3DE3-B150 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9302-1609 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57191271541 | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ef63eabb-dcf2-45dd-a708-e39a0e39e140 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ef63eabb-dcf2-45dd-a708-e39a0e39e140 |