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Aquisição e aprendizagem da morfologia e morfossintaxe verbal pelos falantes de herança das comunidades imigrantes na Suíça

dc.contributor.authorSilva, Maria da Luz Santos
dc.contributor.authorBatoréo, Hanna
dc.date.accessioned2020-02-20T10:45:13Z
dc.date.available2020-02-20T10:45:13Z
dc.date.issued2017
dc.descriptionEdição actualizada do livro publicado em 2015.pt_PT
dc.description.abstractO presente estudo, baseado em Silva (2012), foca o processo de aquisição e aprendizagem da competência morfológica e morfossintática, com enfoque na morfologia e morfossintaxe verbal, em aprendentes de um Curso de Língua e Cultura Portuguesas na Suíça de expressão alemã, isto é, falantes de herança (cf. Barbosa e Flores 2011). O grupo da amostra é constituído por 24 sujeitos, com as idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, que nasceram na Suíça ou vieram com tenra idade para o país, tendo adquirido o Português Europeu em contexto de imersão, no ambiente familiar, e em contexto formal de aprendizagem de Português Língua Não-Materna (PLNM) na Suíça, no âmbito do subsistema do Ensino Português no Estrangeiro, ao atingirem a idade escolar. As produções linguísticas a partir das quais foi constituído o corpus que sustentou a análise do desempenho dos aprendentes foram as narrativas orais provocadas com base em dois estímulos visuais, a História do Cavalo e a História do Gato de Maya Hickmann (1995) (apud Batoréo [1996] 2000: 824-825). O nosso objetivo é examinar o desempenho e o desenvolvimento de crianças adquirindo o português europeu (PE) em contexto plurilingue e, com base numa análise descritiva, verificar a evolução no referido domínio nas faixas etárias compreendidas entre os 6 e os 10 anos, comparativamente à produção de falantes adultos nativos (língua alvo). Os resultados, que interpretamos como reflexo de um processo de desenvolvimento linguístico e cognitivo, demonstram a tendência gradual na aproximação à gramática da língua alvo adulta do PE.pt_PT
dc.description.sponsorshipFCT, no âmbito da investigação desenvolvida no âmbito do CLUNL - Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-752-258-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9348
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherLidelpt_PT
dc.subjectAquisição do português europeupt_PT
dc.subjectAquisição e desenvolvimento da linguagempt_PT
dc.subjectAquisição da competência morfológica e morfossintáticapt_PT
dc.subjectPLH - Português Língua de Herançapt_PT
dc.subjectPortuguês Língua Não-Materna (PLNM)pt_PT
dc.titleAquisição e aprendizagem da morfologia e morfossintaxe verbal pelos falantes de herança das comunidades imigrantes na Suíçapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage68pt_PT
oaire.citation.startPage55pt_PT
oaire.citation.titleTeorias e Usos Linguísticos. Aplicações ao Português Língua Não Maternapt_PT
person.familyNameBatoréo
person.givenNameHanna
person.identifier.ciencia-id2814-3DE3-B150
person.identifier.orcid0000-0001-9302-1609
person.identifier.scopus-author-id57191271541
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationef63eabb-dcf2-45dd-a708-e39a0e39e140
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