Repository logo
 
Publication

O Inquérito por questionário enquanto procedimento metodológico

dc.contributor.authorCardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.contributor.authorPestana, Filomena
dc.date.accessioned2021-12-28T10:57:21Z
dc.date.available2021-12-28T10:57:21Z
dc.date.issued2021
dc.descriptionProdução científica Integrada no âmbito de projeto da UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta.pt_PT
dc.description.abstractA integração curricular da Wikipédia enquanto Tecnologia Educacional em Rede e Ambiente Virtual Aberto de Aprendizagem tem gerado um conjunto de estudos em educação, fundamentados em abordagens metodológicas das quais destacamos, entre as que adotamos, a metodologia de projeto, o MAECC® e o estudo de caso. Este último constituiu um dos suportes da investigação que temos vindo a realizar, e de que este texto é um recorte, nomeadamente com recurso ao inquérito por questionário, uma das ferramentas de recolha de dados. Assim, pretendemos apresentar e descrever um inquérito por questionário, e a respetiva matriz, que criámos e implementámos, com vista a refletir sobre o papel que assumem os instrumentos de recolha de dados numa investigação. Em particular, sistematizamos os aspetos inerentes à categorização, conteúdo, nível de mensuração/variáveis, unidade de medida/variáveis, fonte de dados, tipologia de dados e estatística (modelo). Para o efeito, identificamos as questões e os objetivos específicos norteadores do nosso estudo, dando conta do conjunto de ferramentas de recolha de dados utilizadas e a forma como se articulam entre si, ou seja, o modo como se estabelece a triangulação dos dados. Paralelamente, identificamos as respetivas abordagens assumidas no que respeita ao tratamento dos dados.pt_PT
dc.description.abstractThe curricular integration of Wikipedia as a Network Educational Technology and an Open Virtual Learning Environment has generated a set of studies in education, based on methodological approaches, of which we highlight, among those we adopt, the project methodology, the MAECC® and the case study. The latter constituted one of the supports of the research we have been carrying out, of which this text is an excerpt, namely using the questionnaire survey, one of the tools for data collection. Therefore, we intend to present and describe a questionnaire survey, and its matrix, which we created and implemented, so as to reflect on the role that data collection instruments play in research. Particularly, we systematize the aspects inherent to categorization, content, level of measurement/variables, unit of measure/variables, data source, data typology and statistics (model). For this purpose, we identify the research questions and specific objectives that guide our study, giving an account of the set of data collection tools used and the way in which they are articulated, that is, the way in which data triangulation is established. We also identify the respective approaches taken with regard to data processing.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCardoso, T. & Pestana, F. (2021). O Inquérito por questionário enquanto procedimento metodológico. A. Silva & A. Vieira (Org.) Investigação científica, teoria e prática da educação na contemporaneidade, volume 4, Capítulo 12, pp. 140-151. Ponta Grossa: ATENA Editora.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22533/at.ed.75521131212pt_PT
dc.identifier.isbn978-65-5983-775-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11555
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherATENA Editorapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/4667pt_PT
dc.subjectParadigma pragmáticopt_PT
dc.subjectInvestigação em educaçãopt_PT
dc.subjectInstrumentos de recolha de dadospt_PT
dc.subjectInquérito por questionáriopt_PT
dc.subjectTratamento de dadospt_PT
dc.subjectPragmatic paradigmpt_PT
dc.subjectResearch in educationpt_PT
dc.subjectData collection instrumentspt_PT
dc.subjectSurvey by questionnairept_PT
dc.subjectData processingpt_PT
dc.titleO Inquérito por questionário enquanto procedimento metodológicopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePonta Grossapt_PT
oaire.citation.endPage151pt_PT
oaire.citation.startPage140pt_PT
oaire.citation.titleATENA Editorapt_PT
oaire.citation.volume4pt_PT
person.familyNameCardoso
person.familyNamePestana
person.givenNameTeresa Margarida Loreiro
person.givenNameFilomena
person.identifier893541
person.identifier.ciencia-idAA1A-4DCF-D85E
person.identifier.ciencia-id151A-5B81-C0F4
person.identifier.orcid0000-0002-7918-2358
person.identifier.orcid0000-0003-3146-8792
person.identifier.scopus-author-id57086240100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7b6d912c-7d4a-4622-9991-1f21b83aa066
relation.isAuthorOfPublication85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery85dfbf7b-54eb-42c1-9732-58f91055953a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cardoso_Pestana_ATENA Editora.pdf
Size:
443.08 KB
Format:
Adobe Portable Document Format