Repository logo
 
Publication

Grupos de pesquisa online na formação de professores-pesquisadores: produzindo conhecimento na cibercultura

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorSantos, Rosemary
dc.contributor.authorSantos, Edméa
dc.contributor.authorCouto Junior, Dilton Ribeiro
dc.date.accessioned2020-06-16T11:31:56Z
dc.date.available2020-06-16T11:31:56Z
dc.date.issued2020-04
dc.description.abstractGrupos de Pesquisas vinculados a programas de pós-graduação são ambiências formativas singulares e singularizantes para a formação de pesquisadores, principalmente no campo da Educação. Estudar junto, conviver e partilhar saberes no contexto de uma pesquisa institucional, participar de orientações coletivas, mobilizar multiletramentos científicos e organizar a difusão científica das pesquisas são apenas algumas das atividades cotidianas dos grupos de pesquisa. Com a advento da cibercultura, grupos de pesquisa vem atuando online , subvertendo limites e constrangimentos dos encontros face to face . Este artigo é fruto de uma pesquisa- formação na cibercultura que através do dispositivo da conversa online , buscou compreender como se instituem grupos de pesquisa online e como estes engendram suas dinâmicas curriculares. O campo de pesquisa aconteceu no contexto de um importante programa de uma universidade pública no Rio de Janeiro, Brasil. Os praticantes da pesquisa foram professores e estudantes que atuavam online com seus grupos de pesquisa. O repertório teórico-metodológico do estudo procurou bricolar a abordagem multirreferencial com as pesquisas com os cotidianos na cibercultura. O estudo constatou que os atos de ensinar e toda criação curricular passam necessariamente pela preocupação com a formação como experiência social, política, acadêmica e afetiva.pt_PT
dc.description.abstractResearch groups tied to graduate programs are unique environments for the training of researchers, especially in the field of Education. Studying together, socializing and sharing knowledge in the context of institutional research, participating in collective orientations, mobilizing scientific multiliteracies, and organizing the scientific dissemination of research are just some of the daily activities of research groups. Since the advent of cyberculture, research groups have been working online, subverting the limits and constraints of face-to-face meetings. This article is the result of a research- training in cyberculture that, through the device of online conversation, sought to understand how online research groups are instituted and how they produce their curricular dynamics. The research field took place in the context of an important public university program in Rio de Janeiro, Brazil. Research practitioners were teachers and students who worked online with their research groups. The theoretical-methodological repertoire of the study sought to assemble the multi-referential approach with research with everyday life in cyberculture. The study found that the acts of teaching and all curriculum creation necessarily involve the concern with training as a social, political, academic, and affective experience.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSantos, Rosemary; Santos, Edméa; Couto Junior, Dilton Ribeiro - Grupos de pesquisa online na formação de professores-pesquisadores: produzindo conhecimento na cibercultura. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 1 (março/abril 2020), p. 6-18pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i1.207pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9789
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/21885pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectGrupos de pesquisa onlinept_PT
dc.subjectPesquisa-formação na ciberculturapt_PT
dc.subjectAmbiências formativaspt_PT
dc.subjectConversas onlinept_PT
dc.subjectOnline research groupspt_PT
dc.subjectResearch-training in cyberculturept_PT
dc.subjectLearning environmentspt_PT
dc.subjectOnline conversationspt_PT
dc.titleGrupos de pesquisa online na formação de professores-pesquisadores: produzindo conhecimento na ciberculturapt_PT
dc.title.alternativeOnline research groups in the training of teachers-researchers: producing knowledge in cyberculturept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage18pt_PT
oaire.citation.startPage6pt_PT
oaire.citation.titleRE@D – Revista de Educação a Distância e eLearningpt_PT
person.familyNameSantos
person.familyNameRibeiro do Couto Junior
person.givenNameEdméa
person.givenNameDilton
person.identifier.orcid0000-0003-4978-9818
person.identifier.orcid0000-0002-5221-7135
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationddcd60d8-9301-4228-8bd6-35b0604a49a0
relation.isAuthorOfPublication72aefc04-b707-44a9-bd83-6bb987e9a029
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryddcd60d8-9301-4228-8bd6-35b0604a49a0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
READ_p.6-18.pdf
Size:
486.72 KB
Format:
Adobe Portable Document Format