Publication
Grupos de pesquisa online na formação de professores-pesquisadores: produzindo conhecimento na cibercultura
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Santos, Rosemary | |
dc.contributor.author | Santos, Edméa | |
dc.contributor.author | Couto Junior, Dilton Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2020-06-16T11:31:56Z | |
dc.date.available | 2020-06-16T11:31:56Z | |
dc.date.issued | 2020-04 | |
dc.description.abstract | Grupos de Pesquisas vinculados a programas de pós-graduação são ambiências formativas singulares e singularizantes para a formação de pesquisadores, principalmente no campo da Educação. Estudar junto, conviver e partilhar saberes no contexto de uma pesquisa institucional, participar de orientações coletivas, mobilizar multiletramentos científicos e organizar a difusão científica das pesquisas são apenas algumas das atividades cotidianas dos grupos de pesquisa. Com a advento da cibercultura, grupos de pesquisa vem atuando online , subvertendo limites e constrangimentos dos encontros face to face . Este artigo é fruto de uma pesquisa- formação na cibercultura que através do dispositivo da conversa online , buscou compreender como se instituem grupos de pesquisa online e como estes engendram suas dinâmicas curriculares. O campo de pesquisa aconteceu no contexto de um importante programa de uma universidade pública no Rio de Janeiro, Brasil. Os praticantes da pesquisa foram professores e estudantes que atuavam online com seus grupos de pesquisa. O repertório teórico-metodológico do estudo procurou bricolar a abordagem multirreferencial com as pesquisas com os cotidianos na cibercultura. O estudo constatou que os atos de ensinar e toda criação curricular passam necessariamente pela preocupação com a formação como experiência social, política, acadêmica e afetiva. | pt_PT |
dc.description.abstract | Research groups tied to graduate programs are unique environments for the training of researchers, especially in the field of Education. Studying together, socializing and sharing knowledge in the context of institutional research, participating in collective orientations, mobilizing scientific multiliteracies, and organizing the scientific dissemination of research are just some of the daily activities of research groups. Since the advent of cyberculture, research groups have been working online, subverting the limits and constraints of face-to-face meetings. This article is the result of a research- training in cyberculture that, through the device of online conversation, sought to understand how online research groups are instituted and how they produce their curricular dynamics. The research field took place in the context of an important public university program in Rio de Janeiro, Brazil. Research practitioners were teachers and students who worked online with their research groups. The theoretical-methodological repertoire of the study sought to assemble the multi-referential approach with research with everyday life in cyberculture. The study found that the acts of teaching and all curriculum creation necessarily involve the concern with training as a social, political, academic, and affective experience. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Santos, Rosemary; Santos, Edméa; Couto Junior, Dilton Ribeiro - Grupos de pesquisa online na formação de professores-pesquisadores: produzindo conhecimento na cibercultura. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 1 (março/abril 2020), p. 6-18 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i1.207 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2182-4967 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/9789 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/21885 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Grupos de pesquisa online | pt_PT |
dc.subject | Pesquisa-formação na cibercultura | pt_PT |
dc.subject | Ambiências formativas | pt_PT |
dc.subject | Conversas online | pt_PT |
dc.subject | Online research groups | pt_PT |
dc.subject | Research-training in cyberculture | pt_PT |
dc.subject | Learning environments | pt_PT |
dc.subject | Online conversations | pt_PT |
dc.title | Grupos de pesquisa online na formação de professores-pesquisadores: produzindo conhecimento na cibercultura | pt_PT |
dc.title.alternative | Online research groups in the training of teachers-researchers: producing knowledge in cyberculture | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 18 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 6 | pt_PT |
oaire.citation.title | RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning | pt_PT |
person.familyName | Santos | |
person.familyName | Ribeiro do Couto Junior | |
person.givenName | Edméa | |
person.givenName | Dilton | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4978-9818 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5221-7135 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ddcd60d8-9301-4228-8bd6-35b0604a49a0 | |
relation.isAuthorOfPublication | 72aefc04-b707-44a9-bd83-6bb987e9a029 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ddcd60d8-9301-4228-8bd6-35b0604a49a0 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1