Repository logo
 
Publication

Inovar a aprendizagem online do português L2: novos media digitais e o desenvolvimento de tarefas

dc.contributor.authorDias, Helena Bárbara
dc.contributor.authorBidarra, José
dc.date.accessioned2013-12-16T14:20:51Z
dc.date.available2013-12-16T14:20:51Z
dc.date.issued2010
dc.descriptionO Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) acolhe nos dias 10 e 11 de Dezembro de 2010, as suas primeiras jornadas ticLÍNGUAS numa iniciativa do Departamento de Estudos Românicos e do Centro de Línguas babeliUM, em articulação com o Centro e-learning da TecMinho/Gabinete de Formação Contínua da Universidade do Minho.por
dc.description.abstractOs resultados dos estudos em Aquisição de L2 são muito claros quanto à absoluta necessidade de envolver os aprendentes na exposição à língua alvo, não apenas na quantidade de input (amostras de língua em contexto) a fornecer mas também na interacção, oral e escrita, a desenvolver. Para uma maior e mais efectiva concretização de tais resultados, assistimos, actualmente, à implementação de metodologias de ensino que fomentam uma aprendizagem muito activa, socorrendo-se da realização de “Tarefas” pedagógicas. O Ensino da Língua Baseado em Tarefas (ELBT), assente em peças de trabalho que colocam os estudantes em situações comunicativas de uso da L2, procura aproximar o aprendente tanto quanto possível da comunicação quotidiana. Para tal, envolvem os aprendentes na resolução de problemas cuja solução eles conhecem na sua língua materna (L1), mas para os quais têm de encontrar formas de obter informação e de interagir para as resolver na L2. Este contexto permite uma abertura total à tendência para a utilização de componentes Personal Learning Environments (PLE) em cursos online, nomeadamente, para cumprir as etapas de processamento psicolinguístico associadas a tecnologias pela adopção de instrumentos para produção e edição de texto, publicação de conteúdos, produção, edição e publicação de som e imagem, acesso a redes sociais, como marcadores, para imersão em mundos virtuais, e para contacto síncrono e assíncrono.por
dc.description.abstractStudies on L2 acquisition are very clear about the absolute need to involve learners in the target language exposure, not just the amount of input (samples of language in context) but also for providing oral and written interaction. The Task-Based Language Teaching and Learning belongs to an active methodology based on pieces of pedagogical work involving students in communicative situations of use of the L2, approximating them as much as possible of everyday communication. To this end, learners are invited to solve problems whose solution they have in their native language (L1), but for which they must find ways to get information and interact in the L2. This context allows a full opening to the tendency to use components of Personal Learning Environments (PLE) in online courses, in particular, to meet the psycholinguistic processing steps associated with the adoption of technologies for production tools and text editing, content publishing, production, editing and publishing audio and video, social networking, as markers for immersion in virtual worlds, and to contact both in synchronous and asynchronous ways.por
dc.identifier.citationDias, Helena Bárbara; Bidarra, José - Inovar a aprendizagem online do português L2 [Em linha]: novos media digitais e o desenvolvimento de tarefas. In Jornadas TicLínguas, 1, Braga, 2010 - "Primeiras Jornadas TicLínguas". Braga: [s.n.], 2010, p. 1-11por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2716
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectAmbientes digitaispor
dc.subjectTecnologias no ensino de língua onlinepor
dc.subjectAprendizagem de língua a distânciapor
dc.subjectAprendizagem de língua baseada em tarefaspor
dc.subjectAprendizagem de L2 a distânciapor
dc.titleInovar a aprendizagem online do português L2: novos media digitais e o desenvolvimento de tarefaspor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBraga: Universidade do Minhopor
oaire.citation.titlePrimeiras Jornadas TicLínguaspor
person.familyNameBidarra
person.givenNameJosé
person.identifierM-9115-2013
person.identifier.ciencia-id1B13-3753-EC0A
person.identifier.orcid0000-0002-2082-5996
person.identifier.scopus-author-id6505859253
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication9eadf6dc-1afb-4c1c-9c3d-2e46e56df529
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9eadf6dc-1afb-4c1c-9c3d-2e46e56df529

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Inovar-texto_final.pdf
Size:
87.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Inovar a aprendizagem online do Português L2.ppt
Size:
5.08 MB
Format:
Microsoft Powerpoint
Description:
Apresentação sintética em PPS
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: