Repository logo
 
Publication

Transformar a educação para a democracia através das aprendizagens estéticas e corporizadas

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorNeves, Claudia
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Patrícia
dc.contributor.authorOliveira, Juliana
dc.contributor.authorAbelha, Marta
dc.contributor.authorAbrantes, Pedro
dc.date.accessioned2024-12-09T09:45:46Z
dc.date.available2024-12-09T09:45:46Z
dc.date.issued2024-11
dc.description.abstractA democracia não é simplesmente um processo técnico que envolve a aprendizagem da sua história, princípios, regras e instituições. Para proteger e promover a democracia, a educação para a democracia é vital. No entanto, nas escolas a educação para a democracia coloca a tónica na aprendizagem cognitiva. Muito pouco destaque se dá a uma dimensão fundamental da aprendizagem, ou seja, a sua natureza estética e corporizada. Esta comunicação apresenta os primeiros resultados de projeto internacional com financiamento Horizon Europe cuja ambição é reforçar e transformar o papel da aprendizagem estética e corporizada na educação para a democracia. A intenção é conceber um quadro pedagógico estético e corporizado inovador que tenha um impacto na prática da educação para a democracia através de guias associados à prática. O projeto está a ser desenvolvido e está, neste momento, na fase de testagem dos protótipos do quadro e dos guias em diferentes fases da educação e diversos contextos nacionais. Estes estudos de testagem estão a ser desenvolvidos através de uma investigação-ação participativa inovadora. O resultado da investigação será um quadro pedagógico baseado na investigação, com guias de apoio à prática, que inspire e ativa novas formas de educar para a democracia. O que se pretende apresentar são os resultados da fase de testagem realizada no contexto português ao nível da educação pré-escolar, 1º ciclo do ensino básico e ensino vocacional.pt_PT
dc.description.sponsorshipTransforming Education for Democracy through Aesthetic and Embodied Learning, Responsive Pedagogies and Democracy-as-becoming. O projeto em causa integra-se no subprograma Education for Democracy (HORIZON-CL2-2022-DEMOCRACY-01-04) e é coordenado pela equipa de Lapin Yliopisto, Finland, tendo um financiamento total de 2,783,640.25€/ e UAb/378.407€. (https://cordis.europa.eu/project/id/101094052) Grant agreement ID: 101094052. DOI10.3030/101094052. https://aeced.org/pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationNeves, C.; Almeida, A. P.; Oliveira, J.; Abelha, M. & Abrantes, P. (14 de novembro, 2024). Transformar a Educação para a Democracia através das aprendizagens estéticas e corporizadas (resumo - pp.77-78). In XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE): Educação, Democracia e Liberdade – livro de Resumos. SPCE, ISBN: 978-989-95390-8-2.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95390-8-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16909
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSPCE - Sociedade Portuguesa das Ciências da Educaçãopt_PT
dc.subjectEducação e Democraciapt_PT
dc.subjectAprendizagens estéticaspt_PT
dc.subjectPedagogias responsivaspt_PT
dc.titleTransformar a educação para a democracia através das aprendizagens estéticas e corporizadaspt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Portopt_PT
oaire.citation.endPage78pt_PT
oaire.citation.startPage77pt_PT
oaire.citation.titleXVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE): Educação, Democracia e Liberdade: livro de resumospt_PT
person.familyNameNeves
person.familyNameAlmeida
person.familyNameAbelha
person.familyNameAbrantes
person.givenNameCláudia
person.givenNameAna Patrícia
person.givenNameMarta
person.givenNamePedro
person.identifierH-1160-2016
person.identifier.ciencia-idF514-767E-6474
person.identifier.ciencia-id8A16-E8FD-FBB0
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.ciencia-id9A17-6151-34BB
person.identifier.orcid0000-0002-8175-4749
person.identifier.orcid0000-0001-5242-8285
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.orcid0000-0001-9572-9563
person.identifier.scopus-author-id34977273500
person.identifier.scopus-author-id35772219700
person.identifier.scopus-author-id55522704900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication13c8bba3-2fe6-4e5c-9264-83cf060de51c
relation.isAuthorOfPublication6648fc04-9ea5-4cc9-8f13-cd2ccb9e9119
relation.isAuthorOfPublication86f42f05-2f8e-45b8-a4df-886ed652f9e6
relation.isAuthorOfPublication5064f2a8-9454-4584-b1ce-f70599e230fd
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery86f42f05-2f8e-45b8-a4df-886ed652f9e6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Neves_et_al_Resumo.pdf
Size:
3.63 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: