Publication
Transformar a educação para a democracia através das aprendizagens estéticas e corporizadas
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Neves, Claudia | |
dc.contributor.author | Almeida, Ana Patrícia | |
dc.contributor.author | Oliveira, Juliana | |
dc.contributor.author | Abelha, Marta | |
dc.contributor.author | Abrantes, Pedro | |
dc.date.accessioned | 2024-12-09T09:45:46Z | |
dc.date.available | 2024-12-09T09:45:46Z | |
dc.date.issued | 2024-11 | |
dc.description.abstract | A democracia não é simplesmente um processo técnico que envolve a aprendizagem da sua história, princípios, regras e instituições. Para proteger e promover a democracia, a educação para a democracia é vital. No entanto, nas escolas a educação para a democracia coloca a tónica na aprendizagem cognitiva. Muito pouco destaque se dá a uma dimensão fundamental da aprendizagem, ou seja, a sua natureza estética e corporizada. Esta comunicação apresenta os primeiros resultados de projeto internacional com financiamento Horizon Europe cuja ambição é reforçar e transformar o papel da aprendizagem estética e corporizada na educação para a democracia. A intenção é conceber um quadro pedagógico estético e corporizado inovador que tenha um impacto na prática da educação para a democracia através de guias associados à prática. O projeto está a ser desenvolvido e está, neste momento, na fase de testagem dos protótipos do quadro e dos guias em diferentes fases da educação e diversos contextos nacionais. Estes estudos de testagem estão a ser desenvolvidos através de uma investigação-ação participativa inovadora. O resultado da investigação será um quadro pedagógico baseado na investigação, com guias de apoio à prática, que inspire e ativa novas formas de educar para a democracia. O que se pretende apresentar são os resultados da fase de testagem realizada no contexto português ao nível da educação pré-escolar, 1º ciclo do ensino básico e ensino vocacional. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Transforming Education for Democracy through Aesthetic and Embodied Learning, Responsive Pedagogies and Democracy-as-becoming. O projeto em causa integra-se no subprograma Education for Democracy (HORIZON-CL2-2022-DEMOCRACY-01-04) e é coordenado pela equipa de Lapin Yliopisto, Finland, tendo um financiamento total de 2,783,640.25€/ e UAb/378.407€. (https://cordis.europa.eu/project/id/101094052) Grant agreement ID: 101094052. DOI10.3030/101094052. https://aeced.org/ | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Neves, C.; Almeida, A. P.; Oliveira, J.; Abelha, M. & Abrantes, P. (14 de novembro, 2024). Transformar a Educação para a Democracia através das aprendizagens estéticas e corporizadas (resumo - pp.77-78). In XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE): Educação, Democracia e Liberdade – livro de Resumos. SPCE, ISBN: 978-989-95390-8-2. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-95390-8-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/16909 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | SPCE - Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação | pt_PT |
dc.subject | Educação e Democracia | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagens estéticas | pt_PT |
dc.subject | Pedagogias responsivas | pt_PT |
dc.title | Transformar a educação para a democracia através das aprendizagens estéticas e corporizadas | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 78 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 77 | pt_PT |
oaire.citation.title | XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE): Educação, Democracia e Liberdade: livro de resumos | pt_PT |
person.familyName | Neves | |
person.familyName | Almeida | |
person.familyName | Abelha | |
person.familyName | Abrantes | |
person.givenName | Cláudia | |
person.givenName | Ana Patrícia | |
person.givenName | Marta | |
person.givenName | Pedro | |
person.identifier | H-1160-2016 | |
person.identifier.ciencia-id | F514-767E-6474 | |
person.identifier.ciencia-id | 8A16-E8FD-FBB0 | |
person.identifier.ciencia-id | 9D1F-94B0-794A | |
person.identifier.ciencia-id | 9A17-6151-34BB | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8175-4749 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5242-8285 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7105-3722 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9572-9563 | |
person.identifier.scopus-author-id | 34977273500 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35772219700 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55522704900 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 13c8bba3-2fe6-4e5c-9264-83cf060de51c | |
relation.isAuthorOfPublication | 6648fc04-9ea5-4cc9-8f13-cd2ccb9e9119 | |
relation.isAuthorOfPublication | 86f42f05-2f8e-45b8-a4df-886ed652f9e6 | |
relation.isAuthorOfPublication | 5064f2a8-9454-4584-b1ce-f70599e230fd | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 86f42f05-2f8e-45b8-a4df-886ed652f9e6 |